O módulo de Young de um material pode ser usado para calcular a deformação para uma dada tensão, contanto que o valor da tensão seja:
Escolha uma opção:
a.
Menor que o limite elástico.
b.
Nenhuma das outras respostas dadas.
c.
Maior que o limite elástico.
d.
Ligeiramente menor que o limite de ruptura.
e.
Ligeiramente maior que o limite de ruptura.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre o módulo de Young, que é uma medida de quão rígido um material é. Ele é usado para calcular a deformação (como o material estica ou comprime) quando aplicamos uma certa tensão (força por área). Para resolver isso, precisamos entender quando podemos usar o módulo de Young, ou seja, dentro de qual faixa de tensão ele é aplicável.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que o módulo de Young é válido na região elástica do material. Isso significa que, se aplicarmos uma tensão menor que o limite elástico, o material vai deformar, mas quando retiramos a força, ele volta ao formato original.

Passo 3

O limite elástico é o ponto até onde o material pode ser deformado sem sofrer deformação permanente. Se a tensão aplicada for maior que esse limite, o material entra na região plástica, onde a deformação é permanente e o módulo de Young não se aplica mais.

Passo 4

Analisando as opções:
  • a. Menor que o limite elástico.
    Isso está correto, porque o módulo de Young funciona nessa região elástica.
  • b. Nenhuma das outras respostas dadas.
    Não é a correta.
  • c. Maior que o limite elástico.
    Incorreto, pois exceder o limite elástico sai da validade do módulo de Young.
  • d. Ligeiramente menor que o limite de ruptura.
    Isso está muito próximo do limite elástico e pode variar dependendo do material, mas não é a opção mais precisa.
  • e. Ligeiramente maior que o limite de ruptura.
    Errado, já que ultrapassa o limite elástico.

Resposta

A opção correta é a a. Menor que o limite elástico.

Exercícios relacionados

Três barras iguais e homogêneas, apoiadas em um plano horizontal sem atrito, são submetidas a duas ou três forças, todas perpendiculares às barras e contidas no mesmo plano horizontal. Considere que mais uma força é aplicada, nas mesmas condições das outras forças, ao centro de massa de cada barra. Alterando apenas os módulos das forças envolvidas, quais são as barras que podem ficar em equilíbrio?
Um homem de 800 N está de pé no ponto médio de uma escada homogênea de 5,0 m de comprimento e peso desprezível. A base da escada está a 3,0 m da parede, como mostra a figura. Supondo que o atrito entre a escada e a parede é desprezível, a força que a parede exerce sobre a escada é
Escolha uma opção:
a.
300 N
b.
600 N
C.
800 N
d.
150 N
e.
400 N
A figura mostra uma tábua homogênea e dois apoios, X e Y. Na situação mostrada na figura, as forças de reação dos dois apoios são iguais a 120 N . Se o apoio X for deslocado para a posição , a meio caminho do centro da tábua, as forças de reação dos apoios X e Y passarão a ser
ã
Um corpo sobre um plano horizontal recebe uma velocidade inicial . Depois de percorrer a distância , o corpo fica em repouso. Determine o coeficiente de atrito cinético entre o corpo e o plano.