Uma molécula qualquer tem uma massa molar de cerca de / mol. calcule a rapidez em metros de uma molécula de oxigênio quando a temperatura for de 75 F
16:22

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos diz que temos uma molécula com massa molar de aproximadamente e pede para calcular a velocidade de uma molécula de oxigênio quando a temperatura é de 75°F. Vamos usar os conceitos de cinética dos gases e algumas conversões de unidades para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, precisamos converter a temperatura de Fahrenheit para Kelvin, porque as fórmulas que vamos usar funcionam com Kelvin. A fórmula para converter Fahrenheit para Kelvin é:
Substituindo os valores:

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula para a velocidade quadrática média ( ) das moléculas:
Onde:
  • é a constante dos gases ( ),
  • é a temperatura em Kelvin,
  • é a massa molar em kg/mol.
Primeiro, precisamos converter a massa molar de g/mol para kg/mol:

Passo 4

Agora, substituímos os valores na fórmula:
Calculando o numerador:
Dividindo pelo denominador:

Passo 5

Finalmente, tiramos a raiz quadrada para encontrar a velocidade:

Resposta

A velocidade de uma molécula de oxigênio a 75°F é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Demonstre a expressão para o campo magnético ao lado de fora de um fio (a uma distância do centro de um fio de raio , ou seja ) através do qual passa uma densidade de corrente constante sobre área da seção transversal do fio). ( 2,0 pontos)
Calcule o valor do campo magnético uniforme aplicado perpendicularmente a um feixe de elétrons que se movem com velocidade de , que faz com que a trajetória dos elétrons seja um arco de circunferência com de raio. (massa do elétron pontos)
Respostas: . (a) . Não. (b) para um período , ou seja, redução de por ciclo. © .
Um aro de massa e raio rola sem deslizar sobre um plano inclinado de massa , que faz um ângulo com a horizontal. Encontre as equações de Lagrange e as integrais do movimento se o plano desliza sem atrito sobre uma superfície horizontal. Obs. Este problema se distingue do resolvido em sala pela mudança do bloco pelo aro, que pode rolar sem deslizar sobre o plano. Agora a energia cinética do aro deve incluir sua rotação. Sua energia potencial deve ser medida em relação ao centro de massa. Observe ainda que o ponto de contato e a linha vertical do centro de massa não interceptam o plano no mesmo ponto.