Um momento de é aplicado ao cabo da chave de fenda. Decomponha esse momento de binário em um par de forças de binário F exercidas sobre o cabo e P exercidas sobre a ponta da chave.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um momento de força de aplicado no cabo da chave de fenda. A tarefa é decompor esse momento em dois pares de forças: uma força que age no cabo e outra força que age na ponta da chave. Para isso, vamos usar conceitos de estática e momentos de força.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um momento de força. O momento, também conhecido como torque, é uma medida da tendência de uma força causar rotação em torno de um ponto. Ele é calculado pela fórmula:
onde é o momento, é a força e é a distância perpendicular do ponto de rotação até a linha de ação da força.

Passo 3

No nosso caso, temos um momento total de aplicado no cabo da chave de fenda. Queremos dividir esse momento em dois momentos causados por duas forças diferentes: no cabo e na ponta da chave. Vamos assumir que a distância do cabo até a ponta da chave seja .

Passo 4

Como os momentos são vetoriais e estão atuando no mesmo sentido (provavelmente no sentido horário ou anti-horário), podemos somar os momentos causados por e para igualar ao momento total. Assim:

Passo 5

Podemos simplificar a equação dividindo ambos os lados por :
Isso nos mostra que a soma das forças e multiplicadas pela distância deve resultar no momento total de .

Resposta

As forças de binário são exercida sobre o cabo e exercida sobre a ponta da chave, de forma que .

Exercícios relacionados

A porca na roda do automóvel deverá ser removida usando a chave e aplicando a força vertical de 40 N em A. a) determine se essa força é adequada, sabendo que é necessário um torque inicial de em relação ao eixo para girar a porca; b) Se a força de 40 N puder ser aplicada em A em qualquer outra direção, seria possível girar a porca? c) Qual seria o comprimento mínimo de um tubo de alongamento a ser encaixado para poder girar a porca com uma força de 20 N .
Sob condições normais de operação, um motor exerce um torque de intensidade em F. Os eixos são feitos de aço para o qual tem-se e tem diâmetros in e in. Sabendo que in e in, determine o maior valor admissível de .
Uma partícula realiza um movimento harmônico simples com uma frequência de e uma amplitude de .
(b) Encontre a aceleração máxima da partícula. Em que ponto do movimento ocorre a aceleração máxima?
O (2 pontos)
A barra rígida AD é fixa a duas molas de constante k, e está em equilíbrio na posição mostrada. Sabendo-se que as cargas e são iguais e opostas e permanecem verticais, determinar a intensidade da carga crítica para o sistema. Cada uma das molas pode atuar tanto à tração quanto à compressão.
!(link)