O monóxido de nitrogênio reage como o oxigênio, segundo a equação abaixo, para formar o gás .
(b) Se de NO forem completamente convertidos em , que quantidade de calor será liberada?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que está acontecendo aqui. A gente tem uma reação química onde o monóxido de nitrogênio ( ) reage com o oxigênio ( ) para formar o dióxido de nitrogênio ( ). A equação balanceada é:
A variação de entalpia ( ) negativa indica que a reação libera calor. Vamos calcular quanto de calor será liberado quando 1,25 g de forem totalmente convertidos em .

Passo 2

Primeiro, vamos determinar quantos mols de temos em 1,25 g. Para isso, usamos a massa molar do . A massa molar do nitrogênio (N) é aproximadamente 14 g/mol e a do oxigênio (O) é 16 g/mol, então:
Agora, calculamos os mols:

Passo 3

Olha, a equação balanceada diz que 2 mols de liberam 114,1 kJ de calor. Então, primeiro encontramos a quantidade de calor liberada por 1 mol de :
Isso significa que cada mol de produzido libera aproximadamente 57,05 kJ de calor.

Passo 4

Agora, multiplicamos os mols de que temos pela quantidade de calor liberada por mol:
O sinal negativo indica que o calor está sendo liberado na reação.

Resposta

Quando 1,25 g de são completamente convertidos em , são liberados aproximadamente de calor.

Exercícios relacionados

Uma célula voltaica é construída a partir de uma solução de a eletrodo de Cu metálico e solução de a com eletrodo de Sn metálico. Responda:
(e) Qual a FEM se as concentrações iniciais forem: a e a ?
Uma célula voltaica é construída a partir de uma solução de a eletrodo de Cu metálico e solução de a com eletrodo de Sn metálico. Responda:
© Qual a equação da reação completa?
Considere o sólido iônico fluorita, de fórmula mínima , e o composto hipotético . Assuma que adotaria a estrutura do cloreto de sódio, e que a distância internuclear de um par iônico seria a mesma daquela observada para a fluorita. Os raios iônicos do e do correspondentes a números de coordenação quatro e oito são e , respectivamente.
Construa o ciclo de Born-Harber para cada um dos sólidos.
O naftaleno é um composto aromático sólido geralmente vendido com o nome de naftalina. A combustão completa dessa substância produz água e dióxido de carbono liberando de naftaleno.
(b) Calcule a entalpia padrão de formação do naftaleno.