Mostre que dados dois vetores quaisquer , o vetor é perpendicular tanto ao vetor , quanto ao vetor .

Passo 1

Vamos resolver o exercício que nos pede para mostrar que, dados dois vetores quaisquer e , o vetor é perpendicular tanto a quanto a . Para isso, vamos utilizar conceitos de produto vetorial e propriedades de vetores perpendiculares.

Passo 2

Primeiro, lembremos que o produto vetorial resulta em um vetor que é perpendicular ao plano formado por e . Isso significa que deve ser perpendicular a ambos os vetores originais.

Passo 3

Para provar que é perpendicular a , vamos calcular o produto escalar entre eles. Sabemos que dois vetores são perpendiculares se o produto escalar entre eles for zero.

Passo 4

Calculando o produto escalar:
Sabemos que o produto escalar de um vetor com o seu produto vetorial com outro vetor é sempre zero, ou seja:
Portanto, , o que confirma que é perpendicular a .

Passo 5

De maneira semelhante, vamos verificar se é perpendicular a . Calculamos o produto escalar:
Novamente, o produto escalar de um vetor com o seu produto vetorial com outro vetor é zero:
Logo, , provando que é perpendicular a .

Resposta

Assim, mostramos que o vetor é perpendicular tanto a quanto a .

Exercícios relacionados

Considerando os resultados obtidos na Questão 5, calcule a taxa de produção de entropia devido a condução elétrica. Escreva a expressão em termos do campo elétrico e da corrente I. Calcule a taxa de produção de entropia de vido a passagem de uma corrente constante em um condutor de comprimento .
Na Seção 28-4, discutimos o movimento de uma partícula carregada na presença de campos cruzados, com as forças e em oposição. Vimos que a partícula se move em linha reta (ou seja, as duas forças se equilibram) se a velocidade é dada pela Eq. 28-7 . Qual das duas forças é maior se a velocidade da partícula é (a) e (b) ?
Dado os vetores e , calcule:
[R: (b) ]