Um motor a jato consome 1.500 kg de combustível por hora enquanto o avião voa a uma velocidade de . (a) Calcule o fluxo de massa de combustível em kg/s e em toneladas por hora tonelada .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um avião a jato que consome 1.500 kg de combustível por hora e está voando a 800 km/h. Nosso objetivo aqui é calcular o fluxo de massa de combustível em kg/s e também em toneladas por hora. Para isso, vamos precisar entender algumas conversões de unidades e aplicar um pouco de matemática básica.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o fluxo de massa em quilogramas por segundo (kg/s). Sabemos que o avião consome 1.500 kg de combustível por hora. Para converter isso para segundos, precisamos lembrar que uma hora tem 3.600 segundos. Então, a gente divide a massa total pelo número de segundos:

Passo 3

Agora, vamos fazer as contas:
Então, o fluxo de massa de combustível é aproximadamente 0,4167 kg/s.

Passo 4

Agora, vamos calcular o fluxo de massa em toneladas por hora. Sabemos que 1 tonelada equivale a 1.000 kg. Portanto, para converter de kg/h para toneladas por hora, a gente divide o valor em kg por 1.000:

Passo 5

Fazendo a divisão:
Portanto, o fluxo de massa de combustível é de 1,5 toneladas por hora.

Resposta

O fluxo de massa de combustível é de 0,4167 kg/s e 1,5 toneladas por hora.

Exercícios relacionados

Uma pequena esfera com massa e carga está em equilíbrio estático com uma superfície plana infinita (não-condutora) com densidade superficial de carga constante. Sabendo que o ângulo é , determine a densidade superficial .
Escolha uma opção:
a. .
b. .
C. .
d. .
e. .
Um capacitor de com uma energia inicial armazenada de é descarregado através de um resistor de . (a) Qual a carga inicial no capacitor? (b) Qual o valor da corrente através do resistor no momento em que a descarga inicia? © Determine , a diferença de potencial no capacitor, e , a diferença de potencial no resistor, em função do tempo. (d) Expresse a taxa de geração de energia térmica no resistor em função do tempo. OBS: pontos)
Considere uma corda homogênea de comprimento , densidade linear e tensão . As extremidades da corda estão fixas, e ela é excitada por uma fonte que gera ondas transversais com frequência variável. Determine: as três menores frequências nas quais se formam ondas estacionárias na corda; a expressão da função de onda para o segundo harmônico; a energia total armazenada na corda quando ela vibra no terceiro harmônico com amplitude máxima de .
Considere uma onda sonora progressiva que se propaga no ar com uma frequência de 500 Hz e uma amplitude de pressão de 0.02 Pa. A densidade do ar é de e a velocidade do som no ar é de . Calcule: (a) A intensidade média da onda sonora. (b) A potência média transmitida por essa onda através de uma área de 0,5 m² perpendicular à direção de propagação.