O motorista de uma caminhonete vazia andando rápido pisa bruscamente nos freios e derrapa até parar por uma distância d. (a) se a caminhonete carrega uma carga pesada tal que sua massa seja dobrada, qual seria a distância de derrapagem se ela começa com a mesma velocidade escalar inicial? (b) se a velocidade escalar inicial da caminhonete vazia fosse dividida por dois, qual seria a distância de derrapagem?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um problema sobre um motorista que freia bruscamente e derrapa até parar. A questão envolve dois cenários:
a) A caminhonete está com a massa dobrada, mas começa com a mesma velocidade.
b) A velocidade inicial da caminhonete vazia é dividida por dois.
Vamos precisar entender como massa e velocidade afetam a distância de derrapagem usando conceitos de física, como força de atrito e energia cinética.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando a caminhonete derrapa, a única força que está agindo para pará-la é o atrito cinético. A força de atrito ( ) pode ser calculada pela fórmula:
Onde:
  • é o coeficiente de atrito.
  • é a força normal, que para uma superfície horizontal é igual ao peso da caminhonete: .
Então, a força de atrito fica:

Passo 3

Agora, vamos usar o Princípio da Conservação da Energia. A energia cinética inicial da caminhonete ( ) é transformada no trabalho realizado pela força de atrito para pará-la. A energia cinética é dada por:
E o trabalho realizado pela força de atrito é:
Igualando as duas energias:

Passo 4

Perceba que a massa ( ) aparece nos dois lados da equação e pode ser cancelada:
Isolando a distância de derrapagem ( ):
Esse é um ponto chave: a distância de derrapagem depende do quadrado da velocidade e é independente da massa da caminhonete.

Passo 5

Agora, vamos responder as partes da questão:

a) Massa dobrada, mesma velocidade

Como vimos que a massa não influencia na distância de derrapagem, mesmo dobrando a massa, a fórmula para permanece a mesma:
Resposta: A distância de derrapagem continua sendo .

b) Velocidade dividida por dois

Se a velocidade inicial é , substituímos na fórmula:
Resposta: A distância de derrapagem será um quarto de .

Resposta

a) A distância de derrapagem continua sendo .
b) A distância de derrapagem será um quarto de .

Exercícios relacionados

Colisão no trânsito I: Um carro de massa igual a 1.200 kg trafega por uma rodovia com velocidade de e colide frontalmente com um carro de massa igual a 1800 kg e com velocidade de , que trafegava no sentido oposto. Considerando que os dois carros saem juntos após a colisão com as rodas travadas, encontre a velocidade do sistema (formado pelos dois carros) imediatamente depois da colisão. Sabendo que o coeficiente de atrito no local é 0,5, qual a distância que os veículos percorrem até pararem?
No início de um salto de trampolim, a velocidade angular de uma mergulhadora em relação a um eixo que passa pelo seu centro de massa varia de zero a em 150 ms . O momento de inércia em relação ao mesmo eixo é . Qual é o módulo (a) da aceleração angular média da mergulhadora e (b) do torque externo médio exercido pelo trampolim sobre a mergulhadora no início do salto?
A energia cinética e o momento linear de uma partícula estão relacionados por . Para uma partícula em movimento circular uniforme tanto sua energia cinética quanto seu momento linear permanecem constantes?
Um bloco sobe um plano inclinado a com velocidade escalar constante sob ação de uma força de 15N aplicada em paralelo ao plano inclinado. Se o coeficiente de atrito cinético é de 0,30, determine (a) o peso do bloco e (b) a força mínima paralela ao plano necessária para fazer com que ele desça o plano com velocidade escalar constante.