Movimento circular uniforme - Exercício p. 82
Um carro percorre uma curva com 40 m de raio a . Qual é sua aceleração centrípeta?
(Resposta: .)

Passo 1

Vamos resumir o problema: um carro está fazendo uma curva com raio de 40 metros e está viajando a uma velocidade de 48 km/h. Queremos descobrir qual é a aceleração centrípeta desse carro. Para isso, vamos usar os conceitos de Movimento Circular Uniforme e a fórmula da aceleração centrípeta. Primeiro, precisamos converter a velocidade de km/h para m/s.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a velocidade de 48 km/h para metros por segundo (m/s). Sabemos que:
Então,

Passo 3

Agora, vamos usar a fórmula da aceleração centrípeta:
Onde:
  • é a velocidade (13,33 m/s)
  • é o raio da curva (40 m)
Substituindo os valores:

Resposta

A aceleração centrípeta do carro é de .

Exercícios relacionados

Um homem deseja carregar um refrigerador sobre um caminhão utilizando uma rampa a um ângulo , como mostra a Figura 1. Ele afirma que seria necessário menos trabalho para carregar o caminhão se o comprimento L da rampa fosse aumentado. Essa afirmação é válida? Prove sua resposta. Considere que o homem exerce uma força paralela a rampa, e desloca o refrigerador com velocidade constante.
Figura 1
Um balonista de ar quente que se desloca verticalmente para cima com velocidade constante de módulo igual a deixa cair um saco de areia no momento em que ele está a uma distância de 40,0 m acima do solo (Figura 1). Após ser largado, o saco de areia passa a se mover em queda livre.
(e) Faça gráficos e para o movimento do saco de areia.
Um vetor possui componentes ; o vetor possui componentes e . Ache o módulo e a direção de .
Determine as componentes dos vetores representados na figura. Use notação vetorial para expressar cada um destes vetores.
R: com todas as medidas dadas em metros