Nanotubos são bem conhecidos para o carbono. Dê um exemplo de um nanotubo inorgânico que não seja baseado no carbono e descreva sua síntese e propriedades comparadas com o material macroscópico correspondente. Descreva sua estrutura em comparação com os nanotubos de carbono discutidos
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado pede pra gente falar sobre nanotubos inorgânicos que não sejam de carbono. A matéria aqui é Nanotecnologia, mais especificamente sobre nanotubos. Pra resolver, vamos precisar conhecer exemplos desses nanotubos, como eles são feitos, suas propriedades comparadas com versões maiores dos mesmos materiais e como a estrutura deles se compara aos nanotubos de carbono.
Passo 2
Primeiro, vamos pensar em um exemplo de nanotubo inorgânico que não seja de carbono. Um ótimo exemplo são os nanotubos de nitreto de boro (BNNTs, do inglês Boron Nitride Nanotubes). Eles são bem parecidos com os nanotubos de carbono, mas feitos de boro e nitrogênio.
Passo 3
Agora, como a gente fabrica esses nanotubos de nitreto de boro? Eles geralmente são sintetizados por métodos como deposição química de vapor (CVD). Nesse processo, gases que contêm boro e nitrogênio são aquecidos em altas temperaturas, causando a formação dos nanotubos conforme as moléculas se organizam em estruturas tubulares.
Passo 4
Falando das propriedades, os BNNTs têm algumas diferenças interessantes comparados ao material macroscópico de nitreto de boro, que é um sólido bastante duro e resistente ao calor. Em escala nanométrica, os nanotubos mostram uma combinação de alta resistência mecânica e estabilidade térmica, além de serem excelentes isolantes elétricos, diferente dos nanotubos de carbono que podem ser condutores ou isolantes dependendo da sua estrutura.
Passo 5
Sobre a estrutura, os BNNTs se assemelham muito aos nanotubos de carbono (CNTs) em termos de forma: tubos cilíndricos com paredes finas. Porém, enquanto os CNTs são feitos de átomos de carbono organizados em uma rede hexagonal, os BNNTs têm uma estrutura similar mas alternando átomos de boro e nitrogênio. Essa diferença na composição química dá aos BNNTs propriedades diferentes, como maior estabilidade térmica e resistência à oxidação.
Resposta
Um exemplo de nanotubo inorgânico não baseado em carbono são os nanotubos de nitreto de boro (BNNTs). Eles são sintetizados geralmente por deposição química de vapor, utilizando gases contendo boro e nitrogênio em altas temperaturas. Comparados ao nitreto de boro macroscópico, os BNNTs exibem alta resistência mecânica, excelente estabilidade térmica e são ótimos isolantes elétricos. Estruturalmente, possuem forma tubular semelhante aos nanotubos de carbono, mas são compostos por átomos alternados de boro e nitrogênio, o que lhes confere propriedades distintas dos nanotubos de carbono.
Exercícios relacionados
Explique as afirmações: (a)
é tetraédrico;
(b) A cor das transições d-d depende da magnitude de
, onde
pequeno temos baixa energia e absorve luz vermelha e
grande alta energia, absorve luz azul, violeta, informe quais os (03) fatores que afetam a magnitude de
Identifique os ácidos e as bases de Lewis nas reações:
©
©
Identificar o ácido, a base, o ácido conjugado e a base conjugada em cada uma das seguintes reações:
c)
c)