Um núcleo formado por uma folha de aço é enrolado com 1500 espiras de fio através do qual passa uma corrente de 12 mA. Se o comprimento da bobina for de 20 cm, calcule a fmm e a intensidade de campo.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma bobina de aço com 1500 voltas de fio por onde passa uma corrente de 12 mA. O comprimento da bobina é de 20 cm. Precisamos calcular a Fluxo Magnético Médio (Φ) e a Intensidade do Campo Magnético (H). Para isso, vamos usar conceitos de eletromagnetismo, especificamente as relações que envolvem corrente, número de voltas e campo magnético em uma bobina.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a Intensidade do Campo Magnético (H). A fórmula para H em uma bobina é:
H = N cdot Il
Onde:
  • é o número de espiras (1500),
  • é a corrente elétrica (12 mA = 0,012 A),
  • é o comprimento da bobina (20 cm = 0,2 m).

Passo 3

Substituindo os valores na fórmula:
H = 1500 cdot 0,0120,2 = 180,2 = 90 , A/m
Então, a intensidade do campo magnético é 90 A/m.

Passo 4

Agora, para calcular o Fluxo Magnético Médio (Φ), precisamos usar a relação entre o fluxo magnético, a permeabilidade magnética do material ( Phi = mu cdot H cdot A ) e a intensidade do campo magnético ( ):
Onde:
  • é a permeabilidade magnética do aço,
  • é a área da seção transversal da bobina.

Passo 5

Porém, a área da seção transversal não foi fornecida na questão. Sem essa informação, não podemos calcular o fluxo magnético diretamente. Se assumirmos que a bobina é longa e o campo é uniforme, podemos expressar o fluxo em termos de . No entanto, para um cálculo preciso, precisamos da área .

Resposta

Com os dados fornecidos, a intensidade do campo magnético é 90 A/m. Para calcular o fluxo magnético médio , seria necessário conhecer a área da seção transversal da bobina.

Exercícios relacionados