Qual o número máximo de elétrons que pode ser identificado com cada conjunto seguinte de números quânticos? Em alguns casos a resposta pode ser zero. Nestes casos, explique a razão da resposta.
a) n=2 el=1

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para descobrir o número máximo de elétrons que podem ter os números quânticos n=2 e l=1. Estamos lidando com a Estrutura Atômica, especificamente com os números quânticos que descrevem os elétrons em um átomo. Para resolver isso, precisamos entender cada número quântico e como eles determinam a posição e a quantidade de elétrons em um átomo.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que cada número quântico representa:
  • Número quântico principal ( n): Indica o nível de energia do elétron ou a camada onde ele está. Aqui, n=2, então estamos falando da segunda camada.
  • Número quântico azimutal ( l): Relaciona-se à forma da orbital onde o elétron está. O valor de l vai de 0 até n-1. Para n=2, l pode ser 0 ou 1. No caso, l=1.

Passo 3

Agora, vamos descobrir quais orbitais correspondem a esses números quânticos. Quando l=1, estamos falando de orbitais do tipo p. Cada tipo de orbital tem uma capacidade máxima de elétrons, que depende de quantos orbitais existem para aquele tipo.

Passo 4

Para l=1 (orbitais p), existem 3 orbitais distintos (denotados por ml = -1, 0, +1). Cada orbital pode abrigar 2 elétrons, um com spin para cima e outro para baixo.

Passo 5

Agora, multiplicamos o número de orbitais pelo número de elétrons que cada orbital pode conter:
Número total de elétrons = 3 orbitais times 2 elétrons/orbital = 6 elétrons úééé

Resposta

O número máximo de elétrons com os números quânticos n=2 e l=1 é 6 elétrons.

Exercícios relacionados