Números complexos e vetores no plano Mostre com um diagrama de Argand que a regra para somar números complexos é a mesma que a lei do paralelogramo para somar vetores.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre números complexos e vetores no plano. A gente precisa usar um diagrama de Argand para mostrar que somar números complexos funciona da mesma forma que a lei do paralelogramo para somar vetores. Isso vai envolver entender como representamos números complexos no plano e como aplicamos a lei do paralelogramo nessa representação.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que um número complexo pode ser representado como um ponto no plano de Argand, onde a parte real é o eixo x e a parte imaginária é o eixo y. Por exemplo, o número complexo será o ponto no diagrama.

Passo 3

Agora, quando queremos somar dois números complexos, digamos e , a soma é . Geometricamente, isso significa que estamos adicionando os componentes reais e imaginários separadamente, ou seja, somando os vetores correspondentes no plano.

Passo 4

A lei do paralelogramo para vetores diz que, para somar dois vetores, a soma é representada pela diagonal do paralelogramo formado pelos dois vetores. Vamos ver como isso se aplica aos nossos números complexos no diagrama de Argand.

Passo 5

No diagrama de Argand, cada número complexo e é representado por um vetor que parte da origem até os pontos e , respectivamente. Ao formar o paralelogramo com esses dois vetores como lados adjacentes, a diagonal que começa na origem representa exatamente a soma , ou seja, o vetor .

Passo 6

Portanto, ao usar o diagrama de Argand, podemos visualizar que somar dois números complexos é equivalente a somar dois vetores usando a lei do paralelogramo, já que ambos levam ao mesmo resultado geométrico.

Resposta

Usando o diagrama de Argand, mostramos que somar números complexos equivale a somar vetores pela lei do paralelogramo, confirmando que as duas operações são geometricamente idênticas.

Exercícios relacionados

Encontre as quatro soluções da equação .
Resolva as EDO abaixo utilizando o método do fator integrante:
Encontre as três raízes cúbicas de .
Aritmética com conjugados de números complexos Mostre que o conjugado da soma (produto ou quociente) de dois números complexos, e , é o mesmo que a soma (produto ou quociente) de seus conjugados.