A objetiva de um microscópio com distância focal de forma uma imagem a uma distância de 160 mm de seu segundo foco. A ocular possui uma distância focal igual a . a) Qual é a ampliação angular do microscópio?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O problema fala sobre calcular a ampliação angular de um microscópio. Temos a distância focal da objetiva ( ) e da ocular ( ), além da distância em que a objetiva forma a imagem (160 mm do segundo foco). Nosso objetivo é descobrir quanto o microscópio amplia a imagem que estamos observando.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que a ampliação total de um microscópio é o produto da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular. Ou seja:

Passo 3

Vamos calcular a ampliação da objetiva. A fórmula para a ampliação da objetiva ( ) é:
Onde:
  • é a distância entre a objetiva e a ocular (também chamada de comprimento do tubo).
  • é a distância focal da objetiva.
Dado que a objetiva forma a imagem a 160 mm do segundo foco, assumimos que .
Então:

Passo 4

Agora, vamos calcular a ampliação da ocular. A fórmula para a ampliação da ocular ( ) é:
Onde:
  • é a distância de visão confortável, geralmente considerada como ou .
  • é a distância focal da ocular.
Substituindo os valores:

Passo 5

Agora que temos as ampliações da objetiva e da ocular, multiplicamos para encontrar a ampliação total do microscópio:

Resposta

A ampliação angular do microscópio é aproximadamente 340 vezes.

Exercícios relacionados

Duas lâminas de vidro de 10 cm de comprimento estão em contato num extremo e são separadas no outro por um fio de de diâmetro. Luz contendo dois comprimentos de onda ( 400 nm e 600 nm ) incide perpendicularmente às lâminas. A que distância do ponto de contato é encontrada a segunda faixa escura?
Um raio incide sobre uma das faces de um cubo de aresta e índice de refração 1,33 que está rodeado por ar. O raio refratado sofre uma refração total no interior do cubo para emergir na faze oposta à da entrada.
© Qual é o indice de refraçăo limite para que aconteça entre processo.

7.63 Uma esquiadora parte com velocidade inicial desprezível do topo de uma esfera de neve com raio muito grande e sem atrito, desloca-se diretamente para baixo (Figura 7.38). Em que ponto ela perde o contato com a esfera e voa seguindo a direção da tangente? Ou seja, no momento em que ela perde o contato com a esfera, qual é o ângulo a entre a vertical e a linha que liga a esquiadora ao centro da esfera de neve?
Figura 7.38 Problema 7.63.
Quando Marte está mais próximo da Terra, a distância que separa os dois planetas é de . Marte é visto através de um telescópio cujo espelho tem um diâmetro de . (A) Se o comprimento de onda da luz é 590 nm , qual é a resolução angular do telescópio?