Um objeto emite 30 W de potência radiante. Se ele fosse um corpo negro perfeito, mantidas as demais condições, ele emitiria 90 W de energia radiante. Qual a emissividade do objeto?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um objeto que emite 30 W de potência radiante. Se ele fosse um corpo negro perfeito, emitiria 90 W nas mesmas condições. O que precisamos descobrir é a emissividade desse objeto. Vamos usar conceitos de termodinâmica e radiação de corpos negros para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um corpo negro. Um corpo negro é um objeto teórico que absorve toda a radiação que incide sobre ele e, consequentemente, também emite a máxima quantidade de radiação possível para uma dada temperatura. A potência emitida por um corpo negro é dada pela Lei de Stefan-Boltzmann, que é:
Onde:
  • é a potência emitida,
  • é a constante de Stefan-Boltzmann ( ),
  • é a área da superfície do objeto,
  • é a temperatura absoluta do objeto.

Passo 3

No caso real, o objeto não emite tanta radiação quanto um corpo negro perfeito. Isso acontece porque a emissividade ( ) do material é menor que 1. A emissividade é uma medida de quão eficiente o objeto é em emitir radiação em comparação com um corpo negro. A potência emitida real é dada por:

Passo 4

Sabemos que para o corpo negro perfeito, a potência seria 90 W, então:
E para o objeto real, a potência emitida é:

Passo 5

Queremos encontrar a emissividade . Podemos rearranjar a fórmula da potência emitida pelo objeto real para resolver :
Mas percebemos que . Então podemos simplificar:

Passo 6

Substituindo os valores que temos:

Resposta

A emissividade do objeto é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Uma haste de cobre tem um comprimento de e uma área da seção transversal de . Uma extremidade da haste está em contato com água fervendo e a outra com uma mistura de gelo e água. Qual massa de gelo se funde por segundo? Suponha que não haja perda de calor através da superfície lateral da haste.
Duas hastes, uma de alumínio e outra de cobre, estão unidas pelas extremidades. A área da seção transversal de cada uma é de e o comprimento de cada uma é de . A extremidade livre da haste de alumínio é mantida a , enquanto a extremidade livre da haste de cobre é mantida a . A perda de calor através da superfície lateral das hastes pode ser desprezada.
Qual a quantidade de calor conduzida através da unidade formada pelas duas hastes em 2,0 s?
Duas hastes, uma de alumínio e outra de cobre, estão unidas pelas extremidades. A área da seção transversal de cada uma é de e o comprimento de cada uma é de . A extremidade livre da haste de alumínio é mantida a , enquanto a extremidade livre da haste de cobre é mantida a . A perda de calor através da superfície lateral das hastes pode ser desprezada. Qual a quantidade de calor conduzida através da unidade formada pelas duas hastes em 2,0 s?
Descreva o funcionamento de um motor de combustão interna alternativo 4 tempos de ignição por centelha, Otto.