Obtenha a transformada inversa de Laplace da função

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício que pede pra encontrar a transformada inversa de Laplace da função . A matéria que estamos usando aqui é Transformada de Laplace, e vamos precisar conhecer as transformadas inversas básicas para funções racionais e constantes.

Passo 2

Primeiro, vamos separar a função em três partes para facilitar a transformação inversa:
Cada uma dessas partes vai ter sua própria transformada inversa.

Passo 3

Vamos com a primeira parte: .
Sabemos que a transformada de Laplace de é . Comparando com , vemos que e temos um multiplicador de 5. Então, a transformada inversa é:

Passo 4

Agora, a segunda parte: .
Sabemos que a transformada de Laplace de é . Aqui, , então . Logo, a transformada inversa é:

Passo 5

Por fim, temos a terceira parte: .
A transformada de Laplace de uma constante normalmente é . Mas aqui temos apenas o número 5 sem o denominador . Isso implica que estamos lidando com uma transformação relacionada ao impulso de Dirac, representado por . Assim:
Onde é o impulso de Dirac, que é uma função que é zero em todos os lugares, exceto em , onde é infinita de forma que sua integral seja 1.

Resposta

A transformada inversa de Laplace da função é:

Exercícios relacionados

Dado uma população inicial , com uma taxa de crescimento de ( ao ano), crie um modelo exponencial do crescimento da população, , e calcule quanto será a quantidade de pessoas após 10 anos. Dica (A exponencial tem a forma com
Desenvolva a fórmula matemática geral da linearização de sistemas, usando séries de Taylor, e aplique a transformada de Laplace na fórmula obtida.
Demonstre a equação diferencial ordinária do pêndulo, para uma entrada u(t), e indique quais leis físicas foram usadas para obter essa equação. Identifique se o modelo obtido é linear ou não linear, e caso seja não linear, linearize em um ponto de equilíbrio.
Linearize, se possível, a equação: . Caso seja possível linearizar em torno de um ponto de equilíbrio, obter a função de transferência do modelo linearizado.