O óxido nítrico (NO) é um composto paramagnético. Cada molécula desse composto possui um momento magnético cujo componente máximo em qualquer direção é aproximadamente igual a um magnéton de Bohr. Na presença de um campo magnético com módulo igual a 2,3 T, encontre a razão entre a energia de interação entre o campo magnético e esse momento magnético e a energia cinética média de translação dessas moléculas para uma temperatura de 80 K , discutindo a consequência para a qualidade do alinhamento do momento de dipolo magnético total com o campo magnético.
Passo 1
Então, vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre o óxido nítrico (NO), que é um composto paramagnético. Cada molécula desse composto tem um momento magnético igual a um magnéton de Bohr. O problema nos pede para encontrar a razão entre a energia de interação desse momento magnético com um campo magnético de 2,3 T e a energia cinética média de translação dessas moléculas a uma temperatura de 80 K. Além disso, precisamos discutir o que isso significa para o alinhamento do momento de dipolo magnético com o campo. Para resolver isso, vamos precisar usar conceitos de magnetismo, energia térmica e algumas fórmulas básicas de física.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular a energia de interação entre o momento magnético (μ) e o campo magnético (B). A fórmula para essa energia é:
Onde:
-
é o momento magnético, que aqui vale um magnéton de Bohr ( ). -
é o campo magnético, que é 2,3 Tesla.
Sabemos que o magnéton de Bohr é aproximadamente
. Então:
Passo 3
Agora, vamos calcular a energia cinética média de translação (
) das moléculas a uma temperatura de 80 K. A fórmula para a energia cinética média de translação em três dimensões é:
Onde:
-
é a constante de Boltzmann ( ). -
é a temperatura em Kelvin.
Substituindo os valores:
Passo 4
Agora, vamos encontrar a razão entre a energia de interação e a energia cinética média:
Ou seja, aproximadamente 1,3%.
Passo 5
Com essa razão, podemos discutir o alinhamento do momento de dipolo magnético com o campo magnético. Uma razão de cerca de 1,3% indica que a energia de interação é muito pequena em comparação com a energia cinética das moléculas. Isso significa que o efeito do campo magnético no alinhamento dos momentos magnéticos é praticamente insignificante nesse caso. Em outras palavras, as moléculas não conseguem alinhar seus momentos magnéticos de forma ordenada com o campo devido à agitação térmica predominante.
Resposta
A razão entre a energia de interação e a energia cinética média é aproximadamente 1,3%. Isso implica que o alinhamento dos momentos de dipolo magnético das moléculas de NO com o campo magnético de 2,3 T é muito fraco, resultando em um alinhamento praticamente desordenado devido à alta energia térmica.
Exercícios relacionados
Um solenóide com 42 voltas/cm conduz uma corrente de 2 A . a) De quanto aumenta o campo magnético dentro do solenóide quando uma haste de titânio (paramagnética,
) é inserida sem folga?
Determine (d)
no caso de um cabo de alumínio. Um fio elétrico tem
de diâmetro,
de comprimento e uma resistência de
. Qual é a resistividade do material do fio?
Uma bobina é conectada em série com um resistor de
. Uma fonte ideal de 20 V é conectada em série com os dois componentes e a corrente atinge um valor de 10 mA após 2 ms . a) Determine a indutância da bobina;
Um campo magnético total de 8 T é medido dentro de um toróide de raio médio 12 cm , preenchido com ferro, cuja permeabilidade magnética relativa é igual a 8000. Qual a corrente elétrica que é requerida para a obtenção deste campo, considerando que o toróide tem 500 espiras? Considere que o campo magnético dentro do toróide possa ser aproximado pelo seu valor no seu raio médio.