Uma parede feita de borracha natural separa os gases e a e 750 kPa. Determine a concentração molar de e na parede. Dados: Borracha: 0,00156 bar. -Borracha: bar.
Resp:

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma parede de borracha natural que separa os gases oxigênio ( ) e nitrogênio ( ) em condições de 25°C e 750 kPa. Precisamos descobrir qual é a concentração molar desses gases na parede de borracha. Para isso, vamos usar os dados de solubilidade fornecidos para cada gás na borracha.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a relação entre concentração molar ( ), solubilidade ( ) e pressão ( ). A fórmula que conecta esses valores é:
Onde:
  • é a concentração molar do gás na borracha.
  • é a solubilidade do gás na borracha.
  • é a pressão do gás.

Passo 3

Vamos aplicar essa fórmula para o nitrogênio ( ). Sabemos que a solubilidade do na borracha é e a pressão é de 750 kPa. Primeiro, precisamos converter a pressão de kPa para bar:
Agora, aplicando a fórmula:

Passo 4

Agora, vamos fazer o mesmo para o oxigênio ( ). A solubilidade do na borracha é . Usando a mesma pressão:

Resposta

A concentração molar na parede de borracha é:

Exercícios relacionados

Um canal retangular com largura de 50 m transporta uma vazão de com uma profundidade de escoamento inicial de 2 m . Após uma mudança de declividade a profundidade passa a ser de . Supondo ausência de perda de carga entre os trechos a montante e a jusante do local da mudança de declividade, determine:
(a) A profundidade crítica e a energia específica crítica;
Uma piscina é drenada usando-se uma mangueira com 25 mm de diâmetro interno e 30 m de comprimento. A rugosidade da superfície interna da mangueira é igual a . A extremidade livre da mangueira está localizada a 3 m da elevação do fundo da piscina. Considerando que a profundidade da piscina é de , estime a vazão volumétrica em . A única perda menor a ser considerada é na entrada da mangueira. Admita e Pa.s.
A distribuição de velocidades para o escoamento laminar entre placas é dada pela Eq 1, onde é a distância que separa as placas, e a origem dos eixos é situada na metade da distância entre as duas placas. Considere o escoamento da água à , com umax e . Calcule a tensão de cisalhamento na placa superior. Resposta:
Um canal retangular com 50 m de largura transporta uma vazão de com profundidade de 5 m . Visando forçar a ocorrência do regime crítico no canal, mediante a implantação de uma singularidade, determine:
(b) A largura que o canal deve possuir no caso de um estreitamento de seção, sendo que o nível do fundo deve permanecer constante;