Uma partícula se desloca ao longo de uma linha reta de tal modo que sua posição é dada por:
Onde xo é o espaço inicial, vo a velocidade inicial e as constantes b e c possuem as dimensões necessárias para que a equação fique dimensionalmente correta.
Admitindo que todas as grandezas são dadas no SI, determine:
a) a expressão para a velocidade em .
b) a expressão para a aceleração em .

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma partícula que se mexe numa linha reta, e a posição dela ao longo do tempo é dada por uma equação que envolve tempo, velocidade inicial e umas constantes. O conteúdo aqui é de Cinemática, onde vamos usar derivadas para achar a velocidade e a aceleração da partícula. Para resolver, a gente precisa derivar a função da posição em relação ao tempo para encontrar a velocidade, e depois derivar a velocidade para achar a aceleração. Depois, é só substituir o tempo por 1 segundo para encontrar as expressões pedidas.

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar a expressão para a velocidade. Lembra que velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo. Então, vamos derivar a função em relação a .

Passo 3

Agora, vamos derivar cada termo:
  • A derivada de (que é uma constante) é 0.
  • A derivada de é .
  • A derivada de é (usando a regra do poder: ).
  • A derivada de é .
Então, a expressão da velocidade fica:

Passo 4

Agora que temos a expressão para a velocidade, vamos substituir segundo para encontrar a velocidade nesse instante:

Passo 5

Segundo, vamos encontrar a expressão para a aceleração. A aceleração é a derivada da velocidade em relação ao tempo, ou seja, a segunda derivada da posição.

Passo 6

Derivando cada termo da velocidade:
  • A derivada de é 0.
  • A derivada de é .
  • A derivada de é .
Então, a expressão da aceleração fica:

Passo 7

Agora, substituímos segundo na expressão da aceleração:

Resposta

a) A velocidade em é .
b) A aceleração em é .

Exercícios relacionados

A posição de um objeto que se move ao longo de um eixo é dada por , onde está em metros (m) e em segundos ( s . Determine a posição do objeto para os seguintes valores : a) ; b) ; c) ; d) . e) Qual é o deslocamento do objeto entre a ? f) Qual é a velocidade média para o intervalo de tempo de a ? g) Faça o gráfico de em função de para .
Quando você deixa um objeto cair de uma certa altura, ele leva um tempo para atingir o solo, desprezando-se a resistência do ar. Se você o deixasse cair de uma altura três vezes maior, quanto tempo (em termos de T ), levaria para que o objeto chegue ao solo?
Considere um quadrado de aresta , como apresentado na figura 1. Três cargas , e sāo mantidas fixas nos vértices deste quadrado. Calcule o módulo da força Coulombiana resultante que atua em uma quarta carga posicionada no centro deste quadrado.
Figura 1: Questão 1
Très planos infinitos, isolantes, uniformemente carregados, são paralelos ao plano yz e estão posicionados em e e . As densidades de carga dos planos são e , respectivamente. Qual é o valor absoluto da diferença de potencial entre a origem e o ponto do eixo ?
CS