Uma particula move-se ao longo do eixo xy. As suas coordenadas săo dadas em função do tempo por (wt) e sen (wt), onde e w são constantes. Mostrar que o módulo de velocidade da partícula é constante e igual ao wR.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre o movimento de uma partícula no plano xy, onde as posições x e y são dadas por funções do tempo: e . O objetivo é mostrar que a velocidade dessa partícula tem módulo constante, igual a . Para resolver isso, vamos usar conceitos de cinemática, especificamente derivadas para encontrar a velocidade a partir das posições.

Passo 2

Primeiro, precisamos encontrar as componentes da velocidade. A velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo. Então, vamos derivar as equações de e em relação a .
Para :
Para :
Aqui, usamos a regra da cadeia para derivar funções trigonométricas.

Passo 3

Agora que temos as componentes da velocidade e , vamos calcular o módulo da velocidade, que é a velocidade total da partícula. A fórmula para o módulo da velocidade é:
Substituindo as expressões que encontramos:

Passo 4

Vamos simplificar a expressão:
Sabemos que , então:

Resposta

O módulo da velocidade da partícula é constante e igual a .

Exercícios relacionados

Um solenóide muito comprido, de comprimento e área da seçã reta , tem espiras por unidade de comprimento e uma corrente 1 . O solenoide está cheio por um núcleo de ferro de permeabilidade relativa . (a) Achar a auto-indutância do solenóide. (b) Usar a fim-t de achar a energia no solenóide em termos do campo magnético . © Mostrar que a densidade de energia no solenóide é .
Num modelo simples do paramagnetismo, podemos considerar que uma certa fração das moléculas tem os momentos magnéticos alinhados com o campo magnético externo e que o restante das moléculas tem os momentos com orientação ao acaso, e não contribui para o campo magnético. (a) Usar este modelo, e a lei de Curie, para mostrar que na temperatura e no campo magnético , a fração de moléculas alinhadas é . (b) Calcular esta fração em , admitindo seja igual a 1 magnéton de Bohr.
Deseja-se encher um solenóide com uma mistura de oxigênio e de nitrogênio, na temperatura ambiente e a 1 atm , de modo que seja exatamente igual à unidade. Vamos admitir que os momentos de dipolo magnético das moléculas de gás estejam todos alinhados e que a susceibilidade de um gás seja proporcional à densidade numérica de moléulas. Qual deve ser a razão entre as densidades numéricas do oxigênio to nitrogênio a fim de se ter ?
Um solenóide toroidal tem o raio médio de 14 cm e a área da seção reta de . O enrolamento do solenóide é de fio fino, com 60 espiras cm , medidos ao longo da circunferência média. A corrente no solenóide é 4 A . O solenóide está cheio de material paramagnético, que tem a suscetibilidade magnética . (a) Qual o módulo do campo magnético no interior da substância paramagnética? (b) Qual o módulo da magnetização? © Qual seria o módulo do campo magnético se o núcleo paramagnético não estivesse presente?