Um pássaro de está voando horizontalmente a , quando inadvertidamente colide com uma barra vertical fixa, atingindo-a abaixo do topo (Figura 10.63). A barra homogênea com de comprimento e massa de está presa por uma dobradiça na sua base. A colisão atordoa o pássaro, que cai ao chão em seguida. Qual é a velocidade angular da barra a) logo após ser atingida pelo pássaro

Passo 1

Vamos lá! Temos um pássaro com massa de voando a uma velocidade de que bate em uma barra vertical fixa. A barra tem de comprimento e massa de , fixada por uma dobradiça na base. A colisão faz com que o pássaro pare de repente e a barra comece a girar. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a velocidade angular da barra logo após o pássaro a atingir. Para resolver isso, vamos utilizar conceitos de momento angular e conservação do momento angular.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o momento angular do pássaro antes da colisão. O momento angular ( ) é dado pela fórmula:
Onde:
  • é a massa do pássaro ( ),
  • é a velocidade do pássaro ( ),
  • é a distância do ponto de impacto à dobradiça.
Como o pássaro atinge a barra abaixo do topo, a distância é:
Então, substituindo os valores:
á

Passo 3

Agora, vamos calcular o momento de inércia da barra em relação à dobradiça. Para uma barra homogênea girando em torno de um dos extremos, o momento de inércia ( ) é dado por:
Onde:
  • é a massa da barra ( ),
  • é o comprimento da barra ( ).
Substituindo os valores:

Passo 4

Vamos aplicar o princípio da conservação do momento angular. Como não há torque externo atuando durante a colisão (assumindo que a força da dobradiça não contribui para o momento angular), o momento angular antes da colisão é igual ao momento angular após a colisão.
Matematicamente:
O momento angular inicial é apenas o do pássaro:
Onde é a velocidade angular que queremos encontrar.

Passo 5

Vamos isolar na equação:

Resposta

A velocidade angular da barra logo após ser atingida pelo pássaro é de .

Exercícios relacionados

Os três elementos da estrutura têm peso por unidade de comprimento de pé cada um. Localize a posição , do centro de gravidade da estrutura. Despreze as dimensões dos pinos nas juntas e a espessura dos elementos. Calcule também as reações no apoio fixo .
O homem empurra uma caixa de com uma força de . Determine a potência fornecida pelo homem quando . O coeficiente de atrito cinético entre o solo e a caixa é . Inicialmente, a caixa está em repouso.
Na Figura 9.38, o cilindro e a polia giram sem atrito em torno de um eixo horizontal fixo que passa pelos seus centros. Uma corda leve é enrolada em volta do cilindro, passa sobre a polia e pensa por sua extremidade livre. Não há deslizamento entre a corda e a superfície da polia. O cilindro uniforme possui massa de e raio de .A polia é um disco uniforme com massa de e raio de . A caixa é liberada do repouso e cai à medida que a corda se desenrola do cilindro. Ache a velocidade escalar da caixa após ela ter caído .
Questão - Dado uma barra delgada uniforme de massa me comprimento L, determine:
(d) O seu momento de inércia em relação a um eixo passando pelo ponto 0 , situado no centro da barra.