Uma pequena esfera de peso e carga negativa está em equilíbrio num campo elétrico uniforme de intensidade . Estando sujeita somente às forças dos campos elétrico e gravitacional, supostos também uniformes, determine:
a) a direção e o sentido das linhas de força do campo elétrico;
b) o valor da carga elétrica; e
c) o tipo de equilíbrio que a carga possui: estável, instável ou indiferente.

Passo 1

Vamos resumir o enunciado: temos uma pequena esfera com peso e carga negativa, que está em equilíbrio num campo elétrico uniforme de intensidade . As forças atuantes são a força elétrica e a força gravitacional, ambas uniformes. Para resolver, precisamos entender os conceitos de força elétrica, equilíbrio de forças e estabilidade do equilíbrio.

Passo 2

a) Direção e sentido das linhas de força do campo elétrico
Como a carga é negativa, a força elétrica atua na direção oposta ao campo elétrico . Em equilíbrio, a força elétrica deve equilibrar a força gravitacional .
As linhas de força do campo elétrico sempre saem das cargas positivas e entram nas cargas negativas. Portanto, para uma carga negativa, as linhas de força apontam em direção à carga.

Passo 3

b) Valor da carga elétrica
Em equilíbrio, a força elétrica iguala a força gravitacional :
A força elétrica é dada por:
Onde é a carga elétrica.
Igualando as forças:
Isolando :
Substituindo os valores:
Então, a carga elétrica é (negativa).

Passo 4

c) Tipo de equilíbrio da carga
Para determinar a estabilidade do equilíbrio, analisamos como a carga reage a pequenas deslocações. Se um pequeno deslocamento gera uma força que restaura a carga à posição inicial, o equilíbrio é estável. Se a força afasta a carga da posição, o equilíbrio é instável. Se não há restauração nem afastamento, o equilíbrio é indiferente.
Neste caso, como o campo elétrico é uniforme, uma pequena deslocação não altera o equilíbrio das forças. Portanto, a carga está em equilíbrio indiferente.

Resposta

a) As linhas de força do campo elétrico são direcionadas para a carga negativa.
b) A carga elétrica é .
c) O equilíbrio da carga é indiferente.

Exercícios relacionados

Um pêndulo balístico é compuesto (Figura 1) é composta por um grande bloco de madeira de massa pendurado em duas cordas compridas. Uma bala de masa é disparada contra bloce e fica incrustada na madcira. Com o impulso, o pêndulo descreve um arco de circunferência, fazendo com que o centro de massa do sistema bloco-bala atinja uma altura maxima . Qual era a velocidade da bala antes da colisåo? ,
Um elétron é acelerado, a partir do repouso, ao longo de , por um campo elétrico uniforme de intensidade . Sabendo-se que a razão carga/massa do elétron vale, em valor absoluto, , calcule:
a) a aceleração do elétron; e
b) a velocidade final do elétron.
A Figura 3, um cilindro maciço com raio de raio e uma massa (momento de inércia do cilindro ) parte do repouso e rola para abaixo uma distância , sem deslizar, em um telhado com uma inclinaçăo . (a) Qual é a velocidade angular do cilindro em relaçào ao eixo central ao deixar o telhado? (b) A borda do telhado está a uma altura . A que distaincia horizontal da borda do telhado o cilindro atinge o chão ?
A figura 3 mostra um disco himegeneo, de masaa m0 ce manu cml, montado cmi um eiso honzontal livo (momento de incivis do disco .
Quain sho o modalo e a oricutando da forsa de atrito que age subre a bola quasio desta a sampa rolande?