Em uma placa metálica de função trabalho , incide luz de comprimento de onda 600 nm . Qual deve ser a velocidade de aproximação da placa em relação à fonte de luz para que haja efeito fotoelétrico?

Passo 1

Vamos resolver um exercício sobre o efeito fotoelétrico. Temos uma placa metálica com uma função trabalho de e está sendo iluminada por uma luz com comprimento de onda . Precisamos descobrir qual deve ser a velocidade com que a placa deve se aproximar da fonte de luz para que o efeito fotoelétrico ocorra.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é o efeito fotoelétrico. Esse efeito acontece quando fótons (partículas de luz) incidem sobre um material e conseguem ejetar elétrons desse material. Para que isso ocorra, a energia dos fótons precisa ser igual ou maior que a função trabalho do material, que é a energia mínima necessária para liberar um elétron.
A energia de um fóton ( ) é dada pela fórmula:
onde:
  • é a constante de Planck ( ),
  • é a frequência da luz.
Como temos o comprimento de onda ( ), podemos relacionar a frequência com a velocidade da luz ( ) usando:

Passo 3

Vamos calcular a frequência da luz:

Passo 4

Agora, calculamos a energia do fóton:
Convertendo a função trabalho de eletroeletrônico para Joules ( ):

Passo 5

Para que ocorra o efeito fotoelétrico, a energia do fóton precisa ser pelo menos igual à função trabalho:
Aqui, é a frequência da luz na referência da placa que está se movendo. Como a placa está se aproximando da fonte de luz, ocorre um deslocamento Doppler, aumentando a frequência percebida:
Substituindo na condição do efeito fotoelétrico:

Passo 6

Isolando na inequação:

Passo 7

Vamos calcular :
Substituindo na fórmula de :

Resposta

A placa deve se aproximar da fonte de luz com uma velocidade mínima de para que ocorra o efeito fotoelétrico.

Exercícios relacionados

Mostre que a velocidade do centro de massa de um sistema de partículas se movendo em relação a um referencial inercial (laboratório) é dada por
com e a energia total e a velocidade total no referencial do laboratório.
O sistema sob consideração consiste de duas partículas carregadas de cargas e com pequenas massas e suportadas contra um campo gravitacional fraco que aponta para baixo por cordas de luz de igual comprimento presas ao teto. As partículas estão fixadas a uma distância uma da outra. Calcula a força externa total para manter o sistema em equilíbrio na vertical (supondo que elas já estejam mantidas em equilíbrio também na horizontal).
Num experimento que usa o efeito fotoelétrico, ilumina-se sucessivamente a superfície de um metal com luz de comprimentos de onda diferente, e , respectivamente. Sabe-se que as velocidades máximas dos fotoelétrons emitidos são, respectivamente, e . Determine a função trabalho do metal.
Dois pares de partículas idênticas e inicialmente em repouso são ligadas por dois fios que exercem tração constante, ambas de módulo , nas partículas de suas terminações. Os fios são perpendiculares e se encontram em seus pontos médios. Um deles tem comprimento e o outro . Sabendo que as 4 partículas têm massa de repouso e estão inicialmente paradas, qual a massa da partícula resultante da fusão destas 4? Qual a razão dos tempos das duas colisões que ocorrem? Isso cresce ou diminui com ?