Um planador, de massa 200g, está em repouso no início de um trilho de ar horizontal de comprimento 2 metros. Um fio de linho está amarrado numa ponta do planador e passa por cima de uma roldana no fim do trilho. Na outra ponta do linho pendura-se uma massa de a um do chão.
(b) Solta-se o planador: calcule a aceleração do sistema (planador mais massa).

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre um planador (tipo um carrinho) que está parado em um trilho horizontal de 2 metros. Ele tem uma massa de 200 gramas. Amarraram um fio nele que passa por uma roldana no final do trilho, e na outra ponta do fio tem uma massa de 50 gramas pendurada a 1,25 metros do chão. A matéria que vamos usar aqui é a Dinâmica, mais especificamente as leis de Newton para movimento. Para resolver, vamos precisar entender como a força da massa pendurada faz o planador acelerar.

Passo 2

Primeiro, vamos converter as massas de gramas para quilogramas, porque a unidade padrão no Sistema Internacional é o quilograma (kg). Então:
  • Massa do planador,
  • Massa pendurada,

Passo 3

Agora, vamos identificar as forças envolvidas. A massa pendurada sente a força da gravidade, que é , onde (aceleração da gravidade). Essa força vai puxar o fio, que por sua vez vai puxar o planador.

Passo 4

Aplicando a segunda lei de Newton, que diz que a força total é igual à massa vezes a aceleração ( ). Para o sistema todo (planador mais massa pendurada), a força que causa a aceleração é apenas a força da massa pendurada. Então:
Onde é a aceleração que queremos encontrar.

Passo 5

Vamos isolar na equação:
Agora, substituindo os valores:

Passo 6

Calculando o numerador e o denominador separadamente:
Então:

Passo 7

Dividindo os valores:

Resposta

A aceleração do sistema (planador mais massa) é de .

Exercícios relacionados

Duas forças horizontais,
puxam uma banana split no balcão sem atrito de uma lanchonete. Sem usar uma calculadora, determine quais dos vetores do diagrama de corpo livre da Fig. 5-23 representam melhor (a) e (b) . Qual é a componente da força resultante ao longo © do eixo
(3)
(4)
FIG. 5-22 Pergunta 3.
FIG. 5-23 Pergunta 4.
(d) do eixo ? Para que quadrantes os vetores (e) da força resultante e (f) da aceleração da sobremesa apontam?
Um bloco de massa se encontra numa rampa, inicialmente horizontal que, aos poucos, é inclinada até que o bloco começa a deslizar.
(a) Se a rampa faz um ângulo de nesse momento, calcule o coeficiente de atrito estático, entre o bloco e a rampa.
Três molas iguais e , são dispostas da forma mostrada na figura. Quando uma massa de 4,0 kg é pendurada na extremidade inferior da mola , a massa desce . Quando uma massa de é pendurada na extremidade inferior da mola , a massa desce
a.
Três molas iguais e , são dispostas da forma mostrada na figura. Quando uma massa de 4,0 kg é pendurada na extremidade inferior da mola , a massa desce . Quando uma massa de é pendurada na extremidade inferior da mola , a massa desce
b.