Beleza, vamos entender o que o exercício tá pedindo. A gente tem a função e precisa esboçar o gráfico dela. Isso significa que vamos desenhar a reta que representa essa função no plano cartesiano. Pra fazer isso, vamos usar conceitos de funções lineares, que são funções do tipo , onde é o coeficiente angular (ou inclinação) e é o coeficiente linear (ou intercepto).
Passo 2
Primeiro, vamos identificar o coeficiente angular e o coeficiente linear dessa função. Na nossa função :
O coeficiente angular . Isso indica a inclinação da reta. Se for negativo, a reta desce da esquerda para a direita.
O coeficiente linear . Esse é o ponto onde a reta cruza o eixo y.
Passo 3
Com o coeficiente linear , sabemos que a reta passa pelo ponto no eixo y. Vamos marcar esse ponto no grafico.
Passo 4
Agora, vamos usar o coeficiente angular para encontrar outro ponto na reta. O coeficiente angular nos diz quantas unidades a reta sobe ou desce quando movemos 1 unidade para a direita no eixo x. Como , isso significa que para cada 1 unidade que a gente se move para a direita, a reta desce 2 unidades. A partir do ponto , se movermos 1 unidade para a direita, chegamos em . Vamos marcar esse ponto.
Resposta
O gráfico de é uma reta que cruza o eixo y no ponto e desce com uma inclinação de -2, passando também pelo ponto . Para desenhar, basta traçar uma linha reta que passa por esses dois pontos no plano cartesiano.