(a) (1,5 ponto) Faça um gráfico em papel logarítmico de em função de com os dados da tabela.
0,33 0,079
0,30 0,060
0,25 0,038
0,23 0,028
0,21 0,020
0,18 0,012
0,16 0,010
0,15 0,009
0,13 0,005
0,12 0,004
Deformação elástica de uma barra engastada.

Passo 1

Ok, vamos lá! O exercício pede para a gente fazer um gráfico de em função de usando papel logarítmico, com os dados fornecidos na tabela. Aqui, estamos trabalhando com o tema de deformação elástica de uma barra engastada. Para resolver isso, vamos precisar entender como funcionam os gráficos logarítmicos e como plotar os pontos corretamente nesse tipo de papel.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um papel logarítmico. Diferente do papel milimetrado comum, onde os eixos são lineares, no papel logarítmico ambos os eixos usam escalas logarítmicas. Isso é útil quando os dados variam em várias ordens de magnitude, facilitando a visualização de tendências exponenciais ou multiplicativas.

Passo 3

Agora, pegamos os dados da tabela:

Passo 4

Com o papel logarítmico em mãos, vamos traçar os eixos. No eixo horizontal (eixo ), marcamos os valores de em escala logarítmica. No eixo vertical (eixo ), fazemos o mesmo com os valores de .

Passo 5

Para cada par da tabela, localizamos a posição correspondente no papel logarítmico. Por exemplo, para m e m, encontramos 0,33 na escala de e 0,079 na escala de , e marcamos um ponto onde essas duas linhas se cruzam.

Passo 6

Repetimos esse processo para todos os pares de dados. Com todos os pontos marcados, podemos observar como varia em função de de maneira mais clara, mesmo com a variação de várias ordens de magnitude.

Passo 7

Finalmente, conectamos os pontos ou traçamos uma linha que melhor represente a tendência dos dados. Isso nos dará o gráfico de versus em papel logarítmico, facilitando a análise da relação entre a deformação e o comprimento da barra.

Resposta

Seguindo esses passos, conseguimos construir o gráfico de em função de utilizando papel logarítmico, visualizando claramente a relação entre a deformação elástica e o comprimento da barra engastada.

Exercícios relacionados

. Duas esferas condutoras idênticas e isoladas, 1 e 2, possuem quantidades iguais de carga e estão separadas por uma distância L . A força eletrostática que atua sobre a esfera 2 devida a esfera 1 possui intensidade F. (a) Suponha agora que uma terceira esfera idêntica 3 , dotada de um suporte isolante e inicialmente descarregada, toque primeiro a esfera 1 e depois é afastada. Qual a intensidade da força eletrostática, em termos de F, que aje sobre a esfera 2? (b) Qual a intensidade da força eletrostática que aje sobre a esfera 1? © Seguindo o experimento, agora a esfera 3 também toca a esfera 2 e em seguida é afastada. Qual é a intensidade da força que atua agora sobre a esfera 2? (d) Na parte fnal do experimento a distância entre as esferas 1
Duas esferas metálicas têm raio de 4 cm e cargas de . Suponha que estas cargas estejam distribuídas de maneira uniforme e que os centros das esferas estejam afastados 4 m um do outro. Sendo assim, calcule: (a) o potencial do ponto situado à meia distância entre os centros das esferas e (b) a energia potencial do sistema. Obs: (2,0 pontos)
1
Considerando o potencial , onde , a e são constantes positivas, calcule o campo elétrico associado. (b) Encontre a força elétrica sobre uma partícula de carga q localizada nesse potencial a uma distância da origem e a energia potencial desse sistema. ( 2,0 pontos)
Esboce o gráfico de um exemplo de uma função que satisfaça a todas as condições dadas.