1. ( 1,5 ponto) Um feixe de luz polarizada passa por um filtro polarizador. ângulo entre a polarização incial do feixe e a direção de polarização do filtro é . Observa-se que a intensidade do feixe, após passar pelo filtro é . Determine, em termos de qual o ângulo entre o eixo do filtro polarizador e a direção de polarização do feixe de luz para que a intensidade seja .

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um feixe de luz polarizada que passa por um filtro polarizador. O ângulo entre a direção inicial da polarização da luz e o eixo do filtro é . Depois de passar pelo filtro, a intensidade da luz vira . A missão aqui é descobrir qual deve ser o novo ângulo entre o eixo do filtro e a direção de polarização da luz para que a intensidade passe a ser . Vamos usar a Lei de Malus para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é a Lei de Malus. Ela nos diz que quando a luz polarizada passa por um filtro polarizador, a intensidade da luz que sai é dada por:
onde:
  • é a intensidade da luz após o filtro,
  • é a intensidade inicial da luz,
  • é o ângulo entre a direção da polarização da luz e o eixo do filtro.

Passo 3

No nosso problema, sabemos que após o primeiro filtro, a intensidade é e o ângulo é . Então podemos escrever:
Agora, queremos que a nova intensidade seja . Vamos chamar o novo ângulo de . Aplicando a Lei de Malus novamente para esse novo cenário:

Passo 4

Agora, vamos relacionar as duas equações. A primeira nos dá em termos de :
Substituindo isso na segunda equação:
Simplificando os dos dois lados:
Multiplicando ambos os lados por :
Tirando a raiz quadrada de ambos os lados:
Finalmente, isolando :

Resposta

O ângulo deve ser igual a para que a intensidade da luz seja .

Exercícios relacionados

Calcule algumas propriedades dos fluidos: Um recipiente de 360 litros é enchido, através de um tubo flexível, em 3 minutos e 20 segundos. Calcule a vazão em volume e a vazão em peso em N/s. Considere água .
  1. ( 1,5 ponto) Considere o campo elétrico de uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo representado por
com todos os valores dados em unidades do SI.
(a) Determine o comprimento de onda, a direção de propagação e a frequência da onda;
(b) Escreva a equação para o campo magnético com todos os detalhes possíveis;
© Calcule a intensidade da onda.
Um fio magnético deve ser revestido com verniz isolante sendo puxado através de uma matriz circular com de diâmetro e 50 mm de comprimento. O diâmetro do fio é de e ele passa centrado na matriz. O verniz ( centipoise) preenche completamente o espaço entre o fio e as paredes da matriz. O fio é puxado a uma velocidade de . Determine a força necessária para puxar o fio através da matriz.
  1. (3,0 pontos) Um feixe de laser de comprimento de onda 700 nm passa por uma placa com duas fendas estreitas. As primeiras franjas escuras (as que cercam o máximo central) formam um ângulo de com a direção original dos feixes.
    (a) determine a distância entre as fendas;
    (b) Quando o laser passa pelas fendas, a luz é coerente e está em fase, porém para cada ponto da projeção entendemos que o campo elétrico da onda eletromagnética pode ser entendido como a soma dos campos elétricos que passa pelas fendas. Considere que o campo elétrico quando chega na tela que parte de uma das fendas pode ser escrito como e o campo elétrico oriundo da outra fenda tem uma fase em relação ao primeiro . Mostre que esta fase pode ser escrita na forma:
onde é a diferença entre os deslocamentos das ondas que passaram pelas duas fendas. Explique em detalhes!
© Determine a intensidade em função de e da intensidadeł̧máxima;
(d) qual o menor ângulo, relativo à direção original para observarmos intensidade igual a da intensidade máxima sobre a tela?