(2,5 pontos) Considere a equação da energia abaixo:

E definem-se as seguintes variáveis dimensionais

E sabe-se que o número de Eckert é definido como:

Coloca equação da energia na forma adimensional e mostre que a dissipação viscosa de energia pode ser desprezada, se o número de Eckert for pequeno.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma equação de energia bem compleja que envolve várias variáveis como temperatura, velocidade e outras propriedades físicas. Nosso objetivo é transformar essa equação em uma forma adimensional usando as variáveis dadas e mostrar que a parte da dissipação viscosa pode ser ignorada se o número de Eckert (E) for pequeno. Para isso, vamos precisar usar conceitos de adimensionalização e entender o que cada termo da equação representa.

Passo 2

Primeiro, vamos entender as variáveis dimensionais que nos foram dadas:
Essas variáveis transformam nossas dimensões físicas em números sem unidade, facilitando a análise.

Passo 3

Agora, vamos expressar as derivadas parciais em termos das variáveis adimensionais. Por exemplo:
Fazendo isso para todas as derivadas na equação original.

Passo 4

Substituímos todas as variáveis e suas derivadas na equação de energia:

Passo 5

Vamos simplificar a equação dividindo todos os termos por :

Passo 6

Identificamos os números adimensionais na equação. O primeiro termo à direita envolve o número de Prandtl (Pr), mas como não foi especificado, vamos focar no segundo termo, que envolve o número de Eckert (E):
Então, o termo de dissipação viscosa fica multiplicado por .

Passo 7

Reescrevemos a equação de energia adimensionalizada:

Passo 8

Observamos que o termo de dissipação viscosa está multiplicado pelo número de Eckert . Se for pequeno, isso significa que o impacto da dissipação viscosa na equação de energia é mínimo e pode ser desprezado.

Resposta

Portanto, ao colocar a equação de energia em forma adimensional, percebemos que a dissipação viscosa de energia está multiplicada pelo número de Eckert . Assim, se for pequeno, podemos desprezar a dissipação viscosa na equação de energia.

Exercícios relacionados

( 2,5 pontos) Considere uma lâmpada comum.
a) Calcule a temperatura da superfície da lâmpada acesa no estado estacionário.
(2,5 pontos) Uma placa de espessura tem uma distribuição inicial de temperatura . Em , a superfície em é mantida isolada, e em está trocando calor por convecção com um fluido cujo coeficiente de transferência de calor é muito elevado e temperatura da corrente livre igual a .
d) Calcule a temperatura da superfície isolada em t= e 2 h numa placa de espessura , e difusividade térmica , admitindo e .
Um reservatório rígido contém um volume inicial, , igual a . Estime a variação, em módulo, do volume da água, , quando a pressão no reservatório aumentar de . Ao preencher o formulário multiplique por (valor: 1,0 )
Considere as seguintes observações:
i. Variação da pressão, , em MPa: soma dos algarismos da matrícula do aluno, multiplicado por 2;
ii. Módulo de Elasticidade Volumétrico da água: 2.07 GPa;
iii. Dados: á;
Um avião a jato voa com velocidade V numa altitude h (onde a temperatura é igual a T ). Determine:
A razão entre a velocidade do avião e a velocidade do som; (valor: 0,5 )
Considere as seguintes observações:
i. Valor de V, em : soma dos quatro últimos algarismos da matrícula do aluno, multiplicado por 45;
ii. Dados: , á;