É possível que em uma colisão completamente inelástica a energia cinética final do sistema seja nula?

Passo 1

Vamos resolver uma questão de colisão completamente inelástica. Nesse tipo de colisão, os objetos envolvidos se juntam após o impacto. Para responder se a energia cinética final do sistema pode ser nula, vamos precisar entender as leis da conservação do momento linear e da energia cinética.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em uma colisão completamente inelástica, os objetos colidem e permanecem juntos após o impacto. A conservação do momento linear diz que o momento total do sistema antes da colisão é igual ao momento total após a colisão. A fórmula do momento linear é:
onde é o momento, é a massa e é a velocidade.

Passo 3

Agora, queremos saber se a energia cinética final pode ser nula. A energia cinética de um objeto é dada por:
Para que a energia cinética final do sistema seja zero, a velocidade final dos objetos juntos deve ser zero.

Passo 4

Vamos considerar dois objetos com massas e que colidem. Após a colisão, eles se movem juntos com uma velocidade . Pela conservação do momento:
Queremos que , para que a energia cinética final seja zero. Então:

Passo 5

A equação implica que os momentos dos dois objetos são iguais e opostos. Isso acontece, por exemplo, quando dois objetos com massas iguais colidem com velocidades iguais e opostas:

Passo 6

Nessa situação, após a colisão, a velocidade final será:
Portanto, a energia cinética final será:

Resposta

Sim, em uma colisão completamente inelástica, é possível que a energia cinética final do sistema seja nula quando os objetos têm massas iguais e velocidades iguais e opostas antes da colisão, fazendo com que a velocidade final seja zero.

Exercícios relacionados

Um bloco sobe um plano inclinado a com velocidade escalar constante sob ação de uma força de 15N aplicada em paralelo ao plano inclinado. Se o coeficiente de atrito cinético é de 0,30, determine (a) o peso do bloco e (b) a força mínima paralela ao plano necessária para fazer com que ele desça o plano com velocidade escalar constante.
A energia cinética e o momento linear de uma partícula estão relacionados por . Para uma partícula em movimento circular uniforme tanto sua energia cinética quanto seu momento linear permanecem constantes?
No sistema da figura abaixo, o coeficiente de atrito estático é 0,5 . Qual o intervalo de valores que pode assumir para que o bloco de massa não deslize sobre o plano inclinado de massa M . Considere e e .
Pêndulo balístico: É um dispositivo rústico utilizado por peritos para medir a velocidade de balas de armas de fogo. Consiste num bloco de madeira de massa , suspenso por dois fios, de forma que possa oscilar como um pêndulo. Suponha que uma bala de massa e com velocidade , na horizontal, seja disparada contra o bloco e penetre nele fazendo-o subir de uma altura . Considerando desprezível a resistência do ar, encontre a velocidade da bala em termos de e . Considere agora e , qual o valor de