No produto , faça ,
Determine B, na notação dos vetores unitários, para .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem a equação , onde é a força, a carga, a velocidade e o campo magnético. Aqui, o valor de é 1. A gente precisa determinar o vetor usando as notações dos vetores unitários, sabendo que as componentes e são iguais. Para isso, vamos precisar saber como funciona o produto vetorial e como representar vetores usando as unidades , e .

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que o produto vetorial entre dois vetores e resulta em um novo vetor que é perpendicular aos dois. A fórmula geral do produto vetorial é:
Isso significa que cada componente de depende das componentes de e .

Passo 3

Como , a equação fica:
Estamos querendo encontrar sabendo que . Vamos representar usando os vetores unitários:
E, como , podemos escrever:

Passo 4

Agora, precisamos expressar em termos de e . Vamos supor que sabemos as componentes de e . Por exemplo, se , então o produto vetorial é:

Passo 5

Substituindo na expressão acima, temos:
Podemos simplificar:

Passo 6

Para determinar , precisamos resolver esse sistema de equações. Vamos supor que conhecemos as componentes de e . Por exemplo, se e são conhecidos, podemos isolar e usando as equações:

Passo 7

Resolvendo o sistema de equações, primeiramente isolamos da segunda e terceira equações. Podemos reescrever:
Igualando as duas expressões para :

Passo 8

Resolvendo para :

Passo 9

Com encontrado, podemos substituir de volta para encontrar :
Substituindo :

Passo 10

Então, temos e , e como , podemos escrever o vetor completo:

Resposta

O vetor na notação dos vetores unitários é:

Exercícios relacionados

Um bloco, de massa , é deixado cair de uma altura sobre uma mola de constante elástica . Determine a variação máxima do comprimento da mola ao ser comprimida.
Na Figura 18.7 as massas da tábua e da caixa, assim como os valores de e , são os mesmos da atividade anterior. , determine as forças que os suportes e exercem sobre a tábua.
Figura 18.7
Um operário empurra um caixote de 30 kg , com velocidade constante, por 12 m , em um piso plano, com uma força orientada abaixo da horizontal. Se 0 coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o piso é 0,20 , (a) qual é o trabalho realizado pelo operário e (b) qual é o aumento da energia térmica do sistema bloco-piso?
Uma partícula de massa se move num poço de potencial,
onde é a distância entre a partícula e o centro de forças e e são constantes positivas. Considere apenas (a) Qual a força que age sobre a partícula? (b) Encontre os pontos de equilíbrio e classifique-os em estável ou instável.