Um projétil é lançado verticalmente, para cima, do polo sul da Terra, com uma velocidade inicial de 8,0 km/s. Determine a altura máxima que ele atinge, desprezando a resistência do ar.
Caso a velocidade inicial for , qual seria sua velocidade quando estiver muito distante da Terra.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre um projétil lançado verticalmente para cima a partir do Polo Sul da Terra com uma certa velocidade inicial. Precisamos descobrir qual é a altura máxima que ele atinge, desconsiderando a resistência do ar. Além disso, temos uma segunda parte: se a velocidade inicial for de 15 km/s, qual seria a velocidade do projétil quando ele estiver muito longe da Terra. Vamos precisar usar conceitos de cinemática e leis da gravitação para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa a altura máxima que o projétil alcança. Quando ele é lançado para cima, a força da gravidade da Terra vai desacelerá-lo até que sua velocidade chegue a zero – esse é o ponto mais alto que ele atinge.

Passo 3

Para encontrar a altura máxima, podemos usar a conservação da energia. A energia inicial do projétil é a energia cinética, e na altura máxima, essa energia se transforma completamente em energia potencial gravitacional.
A energia cinética inicial ( ) é dada por:
onde:
  • é a massa do projétil
  • é a velocidade inicial
A energia potencial gravitacional ( ) na altura máxima ( ) é:
onde:
  • é a constante gravitacional ( ²²)
  • é a massa da Terra ( )
  • é o raio da Terra ( )

Passo 4

Igualamos a energia cinética inicial à energia potencial na altura máxima:
Podemos cancelar a massa dos dois lados:

Passo 5

Resolvemos para :

Passo 6

Agora, substituímos os valores. Mas antes, precisamos converter a velocidade inicial de km/s para m/s:
  • 8,0 km/s = 8000 m/s
  • 15 km/s = 15000 m/s
Vamos calcular para primeiro.

Passo 7

Substituindo os valores na fórmula:
Calculando o numerador:
Calculando o denominador:
²²
Então:

Passo 8

Agora, para a segunda parte da questão, onde a velocidade inicial é de 15 km/s (15000 m/s). Queremos saber qual será a velocidade do projétil quando ele estiver muito distante da Terra.
Usando a conservação da energia novamente, quando o projétil está muito longe, a energia potencial gravitacional tende a zero, e toda a energia cinética permanece. Então:
Onde é a velocidade final quando está muito longe.

Passo 9

Igualando as energias:
Cancelando os :
Então:
Isso significa que se não houver resistência do ar e outras forças além da gravidade, a velocidade quando muito longe será zero, pois toda a energia cinética foi usada para superar a atração gravitacional da Terra.

Resposta

A altura máxima atingida pelo projétil lançado a 8,0 km/s é de aproximadamente 6,1 milhões de metros. Se a velocidade inicial for de 15 km/s, a velocidade do projétil quando estiver muito distante da Terra será zero.

Exercícios relacionados

Quanta energia é necessária para levantar uma nave de massa 1000 kg da superfície da Terra até a altura de 125.000 metros acima da superfície? Por que não usar a expressão mais simples ? Quão significativo seria o erro?
Dados:
Um medidor de Venturi com um diâmetro de garganta de 3 cm é usado em um cano de água com diâmetro de 6 cm . Se a diferença de pressão entre o cano principal e a garganta é de 5 kPa , calcule a vazão volumétrica de água através do cano. Considere o fluxo ideal e incompressível.
O raio orbital médio de Júpiter é de 5,20 UA. Qual é o período da órbita de Júpider em torno do Sol?
O cometa Halley se move em uma órbita alongada ao redor do Sol. No periélio, a distância entre o cometa e o Sol é igual a ; no afélio, é igual a . Calcule o semieixo maior, a excentricidade e o período orbital. Dados: massa do Sol e