ᄎ Prove que o conjunto dos números primos é enumerável.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para provar que o conjunto dos números primos é enumerável. Isso significa mostrar que podemos listar todos os números primos de maneira que cada um deles tenha uma posição na lista, sem faltar nenhum. Para resolver isso, vamos precisar entender o que são números primos e o que significa um conjunto ser enumerável, que basicamente é ser contável ou ter a mesma “tamanho” que os números naturais.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um número primo. Um número primo é aquele que tem exatamente dois divisores distintos: 1 e ele mesmo. Por exemplo, 2, 3, 5, 7 são primos.

Passo 3

Agora, vamos entender o que significa que um conjunto é enumerável. Um conjunto é enumerável se podemos associar cada elemento dele a um número natural único (1, 2, 3, …). Isso quer dizer que podemos listar os elementos desse conjunto sem deixar nenhum de fora.

Passo 4

Sabemos que os números primos são infinitos, conforme o teorema de Euclides. Então, precisamos mostrar que mesmo sendo infinitos, podemos listá-los em uma sequência ordenada sem perder nenhum.

Passo 5

Vamos construir essa lista. Começamos com o menor número primo, que é 2, depois 3, depois 5, 7, 11, 13, e assim por diante. Cada vez que encontramos um novo número primo, ele recebe a próxima posição na lista.

Passo 6

Como conseguimos sempre encontrar o próximo número primo e atribuí-lo a um número natural sucessivo na lista, conseguimos associar cada primo a um número natural único. Isso mostra que os números primos são enumeráveis.

Resposta

Portanto, o conjunto dos números primos é enumerável porque podemos listá-los em sequência, associando cada primo a um número natural único.

Exercícios relacionados

Prove que a reta tangente a uma parábola intersepta a mesma apenas uma vez.
Identifique a curva definida pela função vetorial
Usando o princípio de indução, prove que
(a) para todo .
(b) para todo .
© para todo .
(d) para todo .
(e) para todo .
Sejam tal que . Considere os números definidos por , e para . Usando o princípio de indução forte, mostre que para todo .