Questão: Um estudo de eficiência conduzido pela Companhia Elektra Electronics mostrou que o número de walkie-talkies montados por um trabalhador médio horas após iniciar o trabalho às 8:00 horas da manhã é dado por
(a) Determine a taxa de montagem de walkie-talkies por um trabalhador médio às 10:00 e às 11:00 horas da manhã.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma função que representa o número de walkie-talkies montados por um trabalhador médio após horas de trabalho, começando às 8:00 da manhã. A matéria envolvida aqui é cálculo, mais especificamente, derivadas, que nos ajudam a encontrar a taxa de variação de uma função em relação ao tempo. Vamos precisar calcular a derivada de para encontrar a taxa de montagem nos horários solicitados.

Passo 2

Para encontrar a taxa de montagem de walkie-talkies, precisamos calcular a derivada da função em relação ao tempo . A derivada nos dá a taxa instantânea de variação, ou seja, quantos walkie-talkies estão sendo montados por hora em um determinado momento.
A função dada é:
Vamos encontrar a derivada .

Passo 3

Calculando a derivada de :
Então, a taxa de montagem de walkie-talkies é dada por:

Passo 4

Agora, vamos determinar a taxa de montagem às 10:00 e às 11:00 da manhã. Como o trabalhador começa às 8:00, às 10:00 serão 2 horas de trabalho ( ) e às 11:00 serão 3 horas de trabalho ( ).
Primeiro, calculamos :
Então, às 10:00, a taxa de montagem é de 27 walkie-talkies por hora.
Agora, calculamos :
Então, às 11:00, a taxa de montagem é de 24 walkie-talkies por hora.

Resposta

A taxa de montagem de walkie-talkies por um trabalhador médio é de 27 walkie-talkies por hora às 10:00 e 24 walkie-talkies por hora às 11:00.

Exercícios relacionados

Questão: A receita anual de vendas pela internet é dada aproximadamente pela função
onde é medida em bilhões de dólares e é medido em anos, com correspondendo ao início de 1997.
(a) Qual foi a receita anual de vendas pela internet no início de 1999? E no início do ano 2000?
Volume de sólidos de revolução
Tomando como base a região delimitada pelo gráfico de uma dada função , no intervalo , pode-se construir um sólido , pela rotação dessa região em torno do eixo . Represente esse procedimento no espaço mais exatamente, e justifique, fazendo uso de uma soma de Riemann, porque o volume do sólido (de revoluçao) gerado é dado pela integral
Note que se pode pensar no símbolo como uma idealização do
  1. , no intervalo (Esfera de raio );
  2. , no intervalo (Cone de altura e raio );
  3. , no intervalo (4. , no intervalo ;
  4. Rotação da região entre e , no intervalo [0,1] (Sólido vazado).
Determine a equaçāo do plano tangente à superfície no ponto .
Seja . Determine a direçâo e o sentido que devemos nos mover, a partir do ponto a fim de que cresça mais rapidamente. Calcule a derivada direcional de no ponto na direçâo e no sentido que você encontrou.