Questão ( 1,5 Pts) - Uma instalaçāo de bombeamento de água tem vazão recalcada de 12 L / s, as tubulaçōes de sucção e recalque são de PVC (C=145) e apresentam comprimentos de 15 e 140 metros, respectivamente. A cota da água é de 6 metros; a cota do conjunto motobomba é de 8 metros e a cota do reservatório é de 25 metros. Desconsiderar as perdas de carga localizada. Calcular:
A altura manométrica;

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma bomba de água com uma vazão de 12 litros por segundo. As tubulações de sucção e recalque são de PVC, com comprimentos de 15 e 140 metros. Também temos informações sobre as cotas da água, da motobomba e do reservatório. Nosso objetivo aqui é calcular a altura manométrica, que é essencialmente a altura total que a bomba precisa elevar a água considerando diferentes fatores.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é altura manométrica. Basicamente, ela representa a energia total que a bomba adiciona à água para movimentá-la no sistema. Isso inclui a diferença de elevação entre o ponto de sucção e o ponto de recalque, além das perdas de carga nas tubulações.

Passo 3

Como estamos desconsiderando as perdas de carga localizada, vamos focar na diferença de cota entre os pontos envolvidos. As cotas são as alturas relativas em que a água ou os equipamentos estão localizados.

Passo 4

Vamos identificar as cotas dadas:
  • Cota da água: 6 metros
  • Cota do conjunto motobomba: 8 metros
  • Cota do reservatório: 25 metros

Passo 5

A altura manométrica (H) pode ser calculada pela diferença entre a cota de recalque (reservatório) e a cota de sucção (água) mais a diferença de cota da motobomba. A fórmula fica assim:
H = (hreservatório - hágua) + (hmotobomba) óá

Passo 6

Substituindo os valores na fórmula:
H = (25,m - 6,m) + (8,m - 6,m)
Aqui, consideramos que a cota da motobomba está 2 metros acima da cota da água.

Passo 7

Fazendo as contas:
H = 19,m + 2,m = 21,m

Resposta

A altura manométrica é de 21 metros.

Exercícios relacionados