(b) Com esse raio, qual é a aceleração da extremidade da hélice? Use: . .
Figura 2. (a) Um avião com propulsão a hélice em vôo. (b) O esquema indica os componentes de velocidade para a extremidade da hélice.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para calcular a aceleração na extremidade da hélice de um avião em voo. Estamos lidando com cinemática de rotação, especificamente com aceleração centrípeta. Para resolver, vamos precisar saber o raio da hélice e converter a velocidade de rotação de rotações por minuto para radianos por segundo usando a fórmula fornecida:

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a velocidade angular . Pegamos a expressão fornecida e fazemos as contas passo a passo:

Passo 3

Agora que temos , vamos calcular a aceleração centrípeta na extremidade da hélice. A fórmula para a aceleração centrípeta é:
Onde:
  • é o raio da hélice (vamos supor que o valor de seja conhecido ou fornecido no exercício anterior).

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula:
Portanto, a aceleração na extremidade da hélice depende do raio da hélice.

Resposta

A aceleração da extremidade da hélice é metros por segundo ao quadrado, onde é o raio da hélice.

Exercícios relacionados

Um avião, que está voando horizontalmente a uma velocidade constante e a uma altitude , deve deixar cair um pacote de suprimentos para um náufrago em um pequeno barco. Escreva a segunda lei de Newton para o pacote à medida que ele cai do avião, assumindo que você pode desprezar a resistência do ar. Resolva suas equações para determinar a posição do pacote no ar como uma função do tempo .
Um volante pesado girando no seu eixo central está diminuindo de velocidade por causa do atrito nos seus mancais. Ao final do pri-
Por possuir um sinal associado, esta velocidade angular é vetorial. (N.T.)
Do instante em que sai da plataforma até entrar em contato com a água. (N.T.)
Como estamos interessados na intensidade da velocidade angular, esta é a velocidade angular escalar. (N.T.)
Todas as velocidades neste problema são velocidades angulares escalares. (N.T.)
meiro minuto, a sua velocidade angular é 0,90 da sua velocidade angular inicial . Supondo que a aceleração angular seja constante, determine (a) a aceleração angular do volante em rad/s e (b) o tempo necessário para o volante parar completamente.
Uma bola é atirada para cima em um plano inclinado com velocidade inicial . O plano está inclinado com um ângulo com a horizontal e a velocidade inicial da bola tem um ângulo acima do plano. Escolha eixos com medido na direção para cima da inclinação, normal à inclinação e transversal à inclinação. Escreva a segunda lei de Newton usando estes eixos e determine a posição da bola como função do tempo. Mostre que a bola aterrissa a uma distância do ponto em que ela foi lançada. Mostre que, para dados e , o alcance máximo da bola acima da inclinação é á.
Questão 3. Certa peça de uma máquina (Figura 3) consiste em tręs discos ligados por suportes leves. (a) Qual é o momento de inércia desse corpo em relação a um eixo 1 que passa pelo centro do disco A, perpendicular ao plano do desenho? (b) Qual é o momento de inéreia em torno de um eixo 2 que passa pelos centros dos discos B e C? © Qual é a energia cinética do corpo se ele gira em torno do eixo 1 com velocidade angular ? Use:
a)
Figura 3. Peça de uma máquina de forma estranha.