Os raios iônicos para os íons K^+e 0^2- são iguais a 0,138 e 0,140 nm, respectivamente.
b) Descreva sucintamente a estrutura cristalina resultante para o K2 O.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente descrever a estrutura cristalina do K2O usando os raios iônicos fornecidos: K^+ tem raio de 0,138 nm e O^2- tem raio de 0,140 nm. Isso envolve entender a estrutura cristalina, que é como os átomos ou íons estão organizados em um sólido. Para resolver, vamos precisar usar o conceito de razão de raios iônicos e identificar qual tipo de estrutura cristalina corresponde a essa razão.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a razão de raios iônicos, que é a razão do raio do cátion pelo raio do ânion:
Razão de raios = rK^+rO^2- = 0,1380,140 approx 0,986 ã
Essa razão nos ajuda a determinar o número de coordenação, ou seja, quantos ânions cercam cada cátion na estrutura cristalina.

Passo 3

Com uma razão de raios de aproximadamente 0,986, estamos na faixa que geralmente corresponde a uma coordenação de 6. Isso significa que cada íon K^+ está cercado por 6 íons O^2- e vice-versa.

Passo 4

Sabendo que a coordenação é 6, podemos identificar que a estrutura cristalina mais comum com esse arranjo é a estrutura da halita, também conhecida como estrutura de sal de cozinha ou estrutura face centrada cúbica (FCC). Nessa estrutura, os íons estão organizados de forma que cada cátion está no centro de um octaedro formado por ânions.

Passo 5

Portanto, a estrutura cristalina resultante para o K2O é a estrutura da halita (ou estrutura face centrada cúbica) com uma coordenação de 6, onde cada íon K^+ está cercado por 6 íons O^2- e vice-versa.

Resposta

A K2O cristaliza-se na estrutura da halita (face centrada cúbica), onde cada íon K^+ está coordenado por 6 íons O^2- e cada íon O^2- está coordenado por 6 íons K^+.

Exercícios relacionados