Um recipiente contém 20 litros de oxigênio a 2atm de pressão e . Qual será 0 valor da nova pressão, em atm, se esse gás for passado para um recipiente de 10 litros à mesma temperatura?

Passo 1

Então, temos um problema onde um recipiente com 20 litros de oxigênio está sob uma pressão de 2 atm e temperature igual a . Queremos descobrir qual será a nova pressão desse oxigênio se passarmos ele para um recipiente menor, de 10 litros, mantendo a mesma temperatura. A matéria envolvida aqui é a Lei dos Gases, mais especificamente a Lei de Boyle, que relaciona pressão e volume quando a temperatura é constante.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar da Lei de Boyle, que diz que, para uma quantidade fixa de gás mantida a temperatura constante, o produto da pressão § pelo volume (V) é constante. Em termos de fórmula, fica assim:
Onde:
  • é a pressão inicial,
  • é o volume inicial,
  • é a pressão final que queremos encontrar,
  • é o volume final.

Passo 3

Vamos substituir os valores que temos na fórmula:
Agora, é só resolver para :

Resposta

A nova pressão será de 4 atm.

Exercícios relacionados

Um mergulhador, em um lago, solta uma bolha de ar de volume V a 5,0 m de profundidade. A bolha sobe até a superfície, onde a pressão é a pressão atmosférica. Considere que a temperatura da bolha permanece constante e que a pressão aumenta cerca de 1,0 atm a cada 10 m de profundidade. Nesse caso, o valor do volume da bolha na superfície é, aproximadamente?
0 estado de um gás perfeito é caracterizado pelas variáveis de estado. Quais são elas? Quais suas definições?
A que pressão, em atm, a que está submetido 19 g de flúor a em um recipiente de ?
Certo gás ocupa um volume de 100 litros a dada pressão e temperatura. Qual o volume, em litros, ocupado pela mesma massa gasosa quando a pressão do gás se reduzir a 3/4 da inicial e a temperatura absoluta se reduzir em 2/5 da inicial?