Relatividade da velocidade e da aceleração. Partindo da forma vetorial (1) das T.L., mostre que a velocidade e a aceleração de uma partícula tais como medidas num referencial inercial , são descritas, na perspectiva de um referencial que se move com velocidade em relação a , respectivamente como (vede referência [2])

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício que fala sobre como a velocidade e a aceleração de uma partícula mudam quando a gente muda de um referencial inercial para outro referencial que está se movendo com uma velocidade em relação a . Para isso, vamos precisar usar as transformações de Lorentz, que são a base da teoria da relatividade especial.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar das transformações de Lorentz para as coordenadas no espaço e no tempo entre os referenciais e . Se está se movendo com velocidade em relação a , então as coordenadas em e em estão relacionadas por:
onde é o fator de Lorentz.

Passo 3

Agora, para encontrar a transformação da velocidade, vamos derivar e em relação ao tempo no referencial . A velocidade na direção é dada por .
Derivando :
Derivando :

Passo 4

A velocidade no referencial é a derivada de em relação a :
Isso nos dá a fórmula para a transformação da velocidade entre os referenciais.

Passo 5

Agora, para a aceleração, que é a derivada da velocidade em relação ao tempo. Vamos derivar em relação a :
Primeiro, vamos escrever a expressão de de forma geral para componentes vetoriais. Considerando que e podem ter diferentes direções, a transformação vetorial fica:

Passo 6

Para achar a aceleração no referencial , precisamos considerar como a derivada da velocidade se transforma. Após alguns cálculos envolvendo as transformações de Lorentz e diferenciando a expressão de , chegamos à expressão para a aceleração:

Resposta

As velocidades e acelerações medidas no referencial são dadas por:

Exercícios relacionados

Se nas extremidades de um fio de alumínio de 240 m de comprimento é aplicada uma diferença de potencial de 12 volts, calcule a densidade da corrente que circula no fio, sabendo-se que a resistividade do alumínio é de Ohms.m.
Calcule a condutividade de um fio condutor, quando uma diferença de potencial de 12 volts é aplicada entre suas extremidades, tendo um comprimento de 2000 m e seção reta de e que conduz uma corrente de 2 A .
Verifique que a forma vetorial das transformações de Lorentz,
e , produz o resultado esperado quando . [Em relatividade é conveniente o uso da notação , pois se , obtém-se que ]
Paradoxo dos gêmeos. Homero e Ulisses são gêmeos idênticos. Ulisses viaja até um planeta § além do sistema solar, e retorna, enquanto Homero fica na Terra. Do ponto de vista de Homero, o tempo flui mais lentamente para seu irmão. Porém, por simetria, do ponto de vista de Ulisses, é seu irmão quem está se movendo e, portanto, o tempo deve fluir mais lentamente para Homero. Quando os dois se reúnem, qual será o mais idoso? Para fins de cálculo, use os seguintes valores:
  • Distância entre a Terra e o planeta P medida no referencial de Homero: anos-luz.
  • Velocidade da nave de Ulisses (tanto na ida quanto na volta) em relação a Homero: .