O que representam os períodos e grupos na tabela periódica?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A pergunta é: “O que representam os períodos e grupos na tabela periódica?” Vamos estudar a tabela periódica, que é uma ferramenta essencial na química para organizar os elementos. Para responder isso, vamos entender o que são os períodos e os grupos e como eles organizam os elementos na tabela.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre os períodos. Imagine a tabela periódica como uma grade com linhas horizontais e colunas verticais. Cada linha horizontal é chamada de período. Atualmente, temos 7 períodos na tabela periódica. Os períodos indicam o número de camadas de elétrons que os átomos de um elemento possuem.
Passo 3
Agora, sobre os grupos. As colunas verticais na tabela periódica são conhecidas como grupos. Existem 18 grupos no total. Os grupos mostram quantos elétrons de valência (aqueles na camada mais externa) os átomos têm. Elementos do mesmo grupo geralmente têm propriedades químicas semelhantes porque eles possuem o mesmo número de elétrons de valência.
Passo 4
Vamos detalhar um pouquinho mais. Por exemplo, o Grupo 1, também conhecido como os metais alcalinos, têm 1 elétron de valência e são muito reativos. Já o Grupo 17, os halogênios, têm 7 elétrons de valência e também são bastante reativos, mas de uma maneira diferente.
Passo 5
Os períodos também nos dizem sobre a energia dos elétrons. Conforme você desce um período, os elétrons ficam mais afastados do núcleo, o que afeta propriedades como o tamanho do átomo e a energia de ionização.
Passo 6
Então, resumindo, os períodos nos dizem sobre o número de camadas de elétrons e propriedades relacionadas à energia dos elétrons, enquanto os grupos mostram o número de elétrons de valência e as propriedades químicas similares entre os elementos.
Resposta
Os períodos na tabela periódica representam as linhas horizontais e indicam o número de camadas de elétrons de um elemento, enquanto os grupos são as colunas verticais que mostram quantos elétrons de valência os elementos possuem, refletindo propriedades químicas semelhantes.
Exercícios relacionados
Sabendo que os quatro números quânticos do elétron mais energético de um elemento químico, no estado fundamental, são
, qual o número atômico deste elemento?
Num composto, sendo A o cátion e B o ânion, e a fórmula
, provavelmente os átomos A e B, no estado normal, tinham, respectivamente, os seguintes números de elétrons periféricos:
a) 3 e 2
b) 2 e 5
c) 5 e 6
d) 2 e 3
e) 3 e 6
a) 3 e 2
b) 2 e 5
c) 5 e 6
d) 2 e 3
e) 3 e 6
Os elementos químicos Hidrogênio, Cloro e Magnésio, combinam-se entre si, formando os compostos
e
. O tipo de ligação existente, respectivamente, em cada caso é:
a) covalente, iônica e covalente.
b) covalente, covalente e iônica.
c) iônica, covalente e iônica.
d) iônica, covalente e iônica.
e) iônica, covalente e covalente.
a) covalente, iônica e covalente.
b) covalente, covalente e iônica.
c) iônica, covalente e iônica.
d) iônica, covalente e iônica.
e) iônica, covalente e covalente.
Descreva como foi possível a Millikan determinar a massa do elétron.