(2) Um resistor de é ligado aos terminais de uma bateria com fem resistência interna . Determine: (E) a potência dissipada pela resistência interna da bateria;

Passo 1

Vamos lá! O enunciado diz que temos um resistor de ligado aos terminais de uma bateria que possui uma força eletromotriz (fem) de e uma resistência interna de . O conteúdo que vamos usar aqui é sobre circuitos elétricos, especificamente a Lei de Ohm e a fórmula da potência elétrica. Vamos precisar calcular a corrente no circuito e depois usar essa corrente para determinar a potência dissipada na resistência interna da bateria.

Passo 2

Primeiro, precisamos encontrar a corrente que está passando pelo circuito. Quando temos uma bateria com resistência interna, a resistência total do circuito é a soma da resistência interna e da resistência externa . Assim:

Passo 3

Agora, usando a Lei de Ohm, que relaciona a tensão ( ), a corrente ( ) e a resistência total ( ):
Então, a corrente que circula pelo circuito é de .

Passo 4

Com a corrente conhecida, podemos calcular a potência dissipada na resistência interna da bateria. A fórmula da potência elétrica é:
Onde:
  • é a potência,
  • é a corrente,
  • é a resistência.

Passo 5

Substituindo os valores na fórmula:

Resposta

A potência dissipada pela resistência interna da bateria é de .

Exercícios relacionados

Um projétil é atirado com velocidade vo fazendo um ângulo de 600 com a horizontal. Desprezada a resistência do ar, qual será a altura do projétil quando sua velocidade fizer um ângulo de com a horizontal? (Adote
Um menino, andando de
uma bolinha de gude com velocidade vo e a apanha de volta. Considere .
Esboce a trajetória descrita pela bolinha em relação à Terra.
Astronautas viajam em uma nave espacial a uma velocidade de . Eles enviam um sinal à estação de controle na terra avisando que irão descansar durante 60 min e depois retomarão o contato. Qual o tempo de duração do descanso, medido na terra?
Até os experimentos de Galileu Galilei, pensava-se que, quando um projétil era arremessado, o seu movimento devia-se ao impetus, o qual mantinha o projétil em linha reta e com velocidade constante.
Quando o impetus acabasse, o projétil cairia verticalmente até atingir o chão. Galileu demonstrou que a noção de impetus era equivocada.
Consideremos que um canhão dispara projéteis com uma velocidade inicial de , fazendo um ângulo de com a horizontal. Dois artilheiros calcularam a trajetória de um projétil: um deles, Simplício, utilizou a noção de impetus; o outro, Salviati, as idéias de Galileu. Os dois artilheiros concordavam apenas em uma coisa: o alcance do projétil.
Considere ; sen ; .
Despreze a resistência do ar.
Qual é a altura máxima alcançada pelo projétil, calculada por Salviati?