Os resistores R1 e R2, com R1>R2, são ligados a uma fonte, primeiro separadamente, depois em série e finalmente em paralelo. Coloque esses arranjos na ordem da corrente na fonte, começando pela maior.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre dois resistores, e , onde é maior que . Eles são ligados a uma fonte de energia de três maneiras diferentes: separadamente, em série e em paralelo. Nosso objetivo é descobrir em qual dessas configurações a corrente na fonte é maior, começando pela maior.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar da Lei de Ohm, que diz que a corrente ( I = VR ) é igual à tensão ( I1 = VR1 e I2 = VR2 ) dividida pela resistência ( Itotal, separado = I1 + I2 ):
Quando os resistores são ligados separadamente, cada um está diretamente conectado à fonte. Assim, a corrente através de cada resistor é:
Como , . A corrente total quando ligados separadamente é a soma das duas correntes:

Passo 3

Agora, vamos ver quando os resistores estão ligados em série. Nesse caso, a resistência total ( Rsérie = R1 + R2 é) é a soma das resistências:
Isérie = VRsérie = VR1 + R2 é
A corrente na fonte será:
éé
Como a resistência total aumentou, a corrente diminui.

Passo 4

Por fim, quando os resistores estão ligados em paralelo, a resistência total ( 1Rpara<=lo = 1R1 + 1R2 ) é dada por:
Rpara<=lo = R1 R2R1 + R2
Resolvendo isso:
Ipara<=lo = VRpara<=lo = V (R1 + R2)R1 R2
A corrente na fonte será:
Aqui, a resistência total é menor que cada resistência individual, então a corrente aumenta.

Resposta

A ordem das configurações da maior para a menor corrente na fonte é:
Separadamente, em paralelo, e em série.

Exercícios relacionados