Responda no espaço indicado assinalando com F ou V e corrija as sentenças falsas. Somente será considerada a resposta falsa que estiver reenscrita na forma correta.
A) A capacidade calorífica volumétrica indica a capacidade que um corpo tem em transferir a energia por condução.

Passo 1

Beleza! A questão pede para marcar a afirmação como Falsa (F) ou Verdadeira (V) e, se for falsa, corrigir a sentença. A gente vai falar sobre capacidade calorífica volumétrica, que é um conceito da termodinâmica relacionado à quantidade de calor que um material pode armazenar por unidade de volume.

Passo 2

Capacidade calorífica volumétrica é a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um volume específico de um material em um grau Celsius (ou Kelvin). A fórmula dela é:
Onde:
  • é a capacidade calorífica volumétrica,
  • é a quantidade de calor,
  • é o volume,
  • é a variação de temperatura.

Passo 3

A afirmação diz: “A capacidade calorífica volumétrica indica a capacidade que um corpo tem em transferir a energia por condução.”

Passo 4

Vamos analisar isso. A capacidade calorífica volumétrica está relacionada a quanto calor um material pode armazenar, não diretamente à transferência de calor. A transferência de calor por condução é medida pela condutividade térmica. Portanto, a afirmação está falsa.

Resposta

F) A capacidade calorífica volumétrica indica a quantidade de energia necessária para aquecer um volume específico de um corpo.

Exercícios relacionados

Numa indústria deseja-se projetar um dissipador de calor para elementos transistores em um local onde o coeficiente de transferência de calor por convecção é . A base do dissipador será uma placa plana, de 10 , sobre a qual estarão dispostas 8 aletas, de seção transversal retangular, com espaçamento constante, de 2 mm de espessura e 40 mm de altura. Sob a placa deve ser mantida uma temperatura de , com temperatura ambiente de . Considerando a condutividade térmica das aletas igual a , pede-se:
a) (15 pontos) a eficiência da aleta;
b) (15 pontos) calor dissipado pela placa aletada;
DADO :
Ar, nas condições normais (CNTP) é transportado a uma vazão de através de 500 m de um duto retangular horizontal e liso, medindo . Calcular a queda de pressão .
Resposta: Perda de pressão: 402 Pa
Uma aleta infinita, que consiste de um bastão cilíndrico de cobre puro de 1 m de comprimento está afixada a uma superfície plana de cobre puro, cuja temperatura é de . O bastão tem um diâmetro de 10 mm . Ele troca calor com o ar, estando este com uma temperatura de , com um coeficiente de transferência de calor . Determine a temperatura no bastão a 500 mm da superfície plana de cobre e a quantidade de calor total transferido pela aleta. Considere o problema no estado estacionário. O cobre puro possui condutividade térmica , densidade e calor específico .
Óleo (densidade relativa e Pa.s) flui num tubo de 75 mm de diâmetro. Calcule: a) velocidade no centro; b) perda de carga em 300m do tubo; c) tensão de cisalhamento e a velocidade num ponto afastado de 25 mm da linha central. A vazão é de .
Resposta: a) ; b) de óleo; c)