Responda as questões abaixo com base no conceito de limites para funções complexas.
Seja
a) Para que valor o limite se aproxima quando se aproxima de 0 ao longo do eixo real? E ao longo do eixo imaginário? As respostas implicam dizer que o limite existe? Justifique.

Passo 1

Então, vamos lá! O exercício pede para a gente analisar o limite da função quando se aproxima de 0. Isso está dentro do conceito de limites para funções complexas. Vamos precisar entender como a função se comporta ao se aproximar de 0 pelo eixo real e pelo eixo imaginário.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é . Para um número complexo , o conjugado . Então, a função fica:

Passo 3

Agora, vamos analisar o limite quando se aproxima de 0 ao longo do eixo real. No eixo real, a parte imaginária , então e . Substituindo na função:
Então, quando nos aproximamos de 0 pelo eixo real, o limite de é 1.

Passo 4

Em seguida, vamos ver o que acontece ao se aproximar de 0 pelo eixo imaginário. No eixo imaginário, a parte real , então e . Substituindo na função:
Portanto, pelo eixo imaginário, o limite também é 1.

Passo 5

Agora, vamos discutir se isso implica que o limite existe. Em análise de funções de variáveis complexas, para o limite existir em um ponto, ele deve ser o mesmo independentemente do caminho pelo qual nos aproximamos desse ponto. No nosso caso, obtivemos o mesmo limite tanto pelo eixo real quanto pelo imaginário. Mas isso não garante que o limite exista para todos os caminhos possíveis. Contudo, neste exercício específico, só precisamos considerar os dois caminhos mencionados.

Resposta

Quando se aproxima de 0 pelo eixo real ou pelo eixo imaginário, o limite de é igual a 1. Portanto, nesses dois casos, o limite existe e é 1.

Exercícios relacionados

Identifique o domínio natural (matemático) de
a)
Calcule as partes real e imaginária de em função das partes real e imaginária de
b)
Utilize os teoremas e propriedades para calcular os limites abaixo. Justifique os cálculos mencionando as propriedades utilizadas
b)
Utilizando o conceito de derivada, identifique se a função é derivável em algum ponto e no caso positivo obtenha a regra de derivação da função e calcule o valor da derivada em um ponto escolhido adequadamente.
b)