em que é a densidade de energia em função de . Demonstre que
Dica: lembre que e portanto .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! O enunciado nos pede para demonstrar uma expressão para a densidade de energia em função da frequência . Isso está relacionado ao estudo da radiação de corpo negro, um tópico dentro da física que lida com como os objetos emitem radiação dependendo da temperatura. Para resolver, vamos precisar usar conceitos de mudanças de variáveis em integrais e a relação fundamental entre comprimento de onda e frequência , que é .

Passo 2

Primeiro, vamos entender as duas expressões para a densidade de energia :
Aqui, é a densidade de energia em função do comprimento de onda , e em função da frequência .

Passo 3

Sabemos que , onde é a velocidade da luz. Para relacionar as duas densidades de energia, precisamos expressar em termos de . Vamos derivar a relação entre e :
Derivando ambos os lados em relação a :
A magnitude dessa derivada é:

Passo 4

Agora, substituímos na integral original:
Como , podemos igualar as duas expressões:

Passo 5

Para que as duas integrais sejam iguais para qualquer intervalo, as funções dentro das integrais também devem ser iguais. Portanto:
Mas como , podemos substituir por na expressão de .

Passo 6

Sabemos que a densidade de energia para a radiação de corpo negro em função do comprimento de onda é dada pela Lei de Planck:
Substituindo :

Passo 7

Agora, substituímos de volta na expressão para :

Resposta

Portanto, demonstramos que a densidade de energia em função da frequência é:

Exercícios relacionados

As placas paralelas de um capacitor, sendo a área das placas e ar ou vácuo como o meio entre as placas, possuem cargas e . Se a distância de separação entre as placas é , e estas são afastadas de , (a) qual é a variação da capacitância do capacitor? (b) Qual a variação em sua energia? © Qual é a força de atração entre as placas?
Resposta: (a) (b) ©
Um capacitor de está conectado em uma fonte de 200 V e um capacitor de está conectado em uma fonte de 400 V . Após o carregamento, ambos são desconectados de suas respectivas fontes e conectados entre si, com o terminal positivo de um capacitor conectado no terminal negativo do outro. (a) Calcule a nova diferença de potencial entre as placas de cada capacitor, a (b) carga armazenada em cada capacitor e a © energia perdida após a conexão dos dois capacitores.
Resposta: (a) (b) e ©
Uma rede de difração tem 800 réguas por milímetro. Um feixe de luz contendo comprimentos de onda de 500 a 700 nm atinge a grade. Os espectros de ordens diferentes se sobrepõem? Monte sua resposta com a devida análise usando as expressões pertinentes para redes de difração e a faixa de comprimentos de ondas dada.
Um homem com 750 N e uma mulher com 450 N possuem o mesmo momento linear. Quem possui a maior energia cinética? Qual é a razão entre a energia cinética do homem e a energia cinética da mulher?