Sabendo-se que 400 kg de um líquido ocupa um reservatório com volume de 1500 litros determine sua massa especifica, seu peso específico e sua densidade relativa.

Passo 1

Então, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um reservatório que contém 400 kg de um líquido e ocupa um volume de 1500 litros. A gente precisa encontrar três coisas: massa específica, peso específico e densidade relativa desse líquido. Para isso, vamos usar conceitos de física relacionados à densidade e ao peso.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a massa específica. Massa específica é a quantidade de massa por unidade de volume e é representada pela fórmula:
onde:
  • é a massa específica,
  • é a massa,
  • é o volume.

Passo 3

Vamos substituir os valores que temos na fórmula. Mas antes, precisamos deixar as unidades compatíveis. Sabemos que 1500 litros equivalem a 1,5 metros cúbicos, já que .
Então:

Passo 4

Agora, vamos calcular o peso específico. Peso específico é o peso por unidade de volume e é dado por:
onde:
  • é o peso específico,
  • é a massa específica,
  • é a aceleração da gravidade ( ).

Passo 5

Substituindo os valores:

Passo 6

Por último, vamos encontrar a densidade relativa. Densidade relativa é a razão entre a massa específica do líquido e a massa específica da água ( ):
á

Passo 7

Substituindo os valores:

Resposta

  • Massa específica:
  • Peso específico:
  • Densidade relativa:

Exercícios relacionados

Duas medições de tensão de cisalhamento em uma superfície e a taxa de variação da deformação por cisalhamento (du/dy) para um fluido foram determinados como sendo , (du/dy) e . Classifique o fluido como newtoniano ou nãonewtoniano.
Seja um trocador de calor de placas brasadas, espaçadas de , com altura útil de 600 mm e largura de 200 mm. Água quente entra a e velocidade média de na região entre as placas, escoando na ascendente. Água fria entra a com velocidade média de na região entre placas e escoando na descendente. Estima as temperaturas de saída de cada fluido e a taxa de transferência de calor para um par de camadas.
O cilindro de gás tem volume de e contém oxigênio a pressão absoluta de 12 MPa e uma temperatura de . Determine a massa do oxigênio no cilindro.
Determine o peso específico do dióxido de carbono quando a temperatura é de e a pressão é de 400 kPa.