Sabendo que o raio de Stokes da albumina humana, a proteína predominante no sangue, é aproximadamente
, estime o seu coeficiente de difusão em água (
) a
. Dado:
.
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício sobre como calcular o coeficiente de difusão de uma proteína no sangue. Aqui, a matéria que vamos usar envolve conceitos de difusão e viscosidade dos fluidos. Precisamos da fórmula que relaciona o coeficiente de difusão com o tamanho da partícula, a viscosidade do líquido e a temperatura.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o coeficiente de difusão
pode ser calculado usando a equação de Einstein para partículas esféricas em um fluido viscoso:
Aqui:
-
é a constante de Boltzmann, -
é a temperatura em Kelvin, -
é a viscosidade do fluido, -
é o raio da partícula.
Passo 3
Vamos identificar os valores que temos no problema:
-
-
. Precisamos converter para Kelvin: -
-
Passo 4
Agora, vamos substituir esses valores na fórmula:
Passo 5
Vamos calcular o numerador e o denominador separadamente:
Numerador:
Denominador:
Passo 6
Dividindo o numerador pelo denominador:
Resposta
O coeficiente de difusão da albumina em água a
é aproximadamente
.
Exercícios relacionados
A água está escoando através de um duto circular de 8 cm de diâmetro com um perfil de velocidade dado por
. Qual é a velocidade média da água no tubo de diâmetro
, que está ligado ao de 8 cm por um redutor de diâmetro?
Um tanque recebe
de água e
de sal ( NaCl
, e devido a boa agitação no interior do tanque, a concentração da solução que deixa o tanque, com uma vazão de
, é a mesma da solução no interior do tanque. Sabendo-se que existem
de água pura no tanque no início da operação e que as vazões mantêm-se constantes, calcular a concentração da mistura no interior do tanque quando se passaram 1 h .
Mostre que o perfil de velocidades em um tubo circular de diâmetro D é parabólico. Liste as hipóteses envolvidas, questionando suas pertinências.
Que diferença de pressão é necessária para fazer ar a
e 1 atm fluir através da canalização do exercício 2 com a mesma velocidade?