Sabendo que o valor da tensão no resistor é 4 V e que a tensão do capacitor é de 3 V , qual será o valor do tesão da fonte de alimentação do circuito? DICA: desenhe o diagrama fasorial da tensão e lembre-se de teorema de Pitágoras!

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me passou um exercício onde temos um resistor com tensão de 4 V e um capacitor com tensão de 3 V. A pergunta é: qual é a tensão da fonte de alimentação desse circuito? Para resolver isso, vamos usar conceitos de circuitos AC, diagramas fasoriais e o Teorema de Pitágoras.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um diagrama fasorial. Em circuitos de corrente alternada (AC), as tensões e correntes podem ter fases diferentes. Um diagrama fasorial representa essas tensões como vetores em um plano, onde o ângulo entre eles indica a diferença de fase. No nosso caso, a tensão no resistor ( ) e a tensão no capacitor ( ) estão em fases diferentes.

Passo 3

Para encontrar a tensão total da fonte ( ), vamos usar o Teorema de Pitágoras, já que as tensões no resistor e no capacitor são perpendiculares entre si no diagrama fasorial (o resistor está em fase com a corrente, e o capacitor está 90 graus atrasado). Assim, a tensão total é a hipotenusa de um triângulo retângulo formado por e :

Resposta

A tensão da fonte de alimentação do circuito é de 5 V.

Exercícios relacionados

Uma partícula em repouso é atraída em direção ao centro de força . Mostre que o tempo necessário para a partícula atingir o centro de força a partir de uma distância é dado por .
Uma fonte puntiforme ( 589 nm ) está colocada acima de um espelho. Observam-se as franjas de interferência num anteparo colocado a 6 m de distância. Achar o espaçamento das franjas sobre o anteparo.
Um disco fino de massa e raio fica no plano com o eixo passando por seu centro. Calcule o potencial gravitacional e o campo gravitacional no eixo z.
Calcule o vetor da força gravitacional devido a um cilindro homogêneo em pontos exteriores ao eixo do cilindro. Faça o cálculo: (a) calculando a força diretamente e (b) calculando o potencial primeiro.