Em seguida, é executado o seguinte procedimento: e são ligadas por um fio fino, que depois é removido; é ligada à terra pelo fio, que depois é removido; e são ligadas pelo fio, que depois é removido. Determine o novo valor (b) do módulo da força eletrostática entre as esferas e ;

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem três esferas: A, B e C. Primeiro, A e B são conectadas por um fio, depois esse fio é removido. Depois, B é ligada na terra (ou seja, na gente chama de “ground”) e o fio é tirado. Por último, B e C são conectadas por um fio e, novamente, o fio é retirado. Nosso objetivo é descobrir qual é a nova força eletrostática entre A e C, que vamos chamar de .
O conteúdo que vamos usar aqui é a Lei de Coulomb, que descreve a força entre cargas elétricas, e também os conceitos de indução eletrostática e equipotencialidade quando conectamos objetos por fios condutores. Vamos precisar entender como as cargas se distribuem nesses passos para aplicar a fórmula da força.

Passo 2

Primeiro, quando ligamos A e B por um fio, estamos permitindo que as cargas se redistribuam entre elas até que ambas tenham o mesmo potencial elétrico (ou seja, fiquem equipotenciais). Se assumirmos que as esferas são idênticas, elas vão compartilhar a carga igualmente.
Então, se A tinha uma carga inicial e B tinha , após a conexão, cada uma vai ter:

Passo 3

Depois, ligamos B à terra. A terra é um reservatório de cargas, o que significa que ela pode doar ou absorver elétrons para neutralizar a carga de B. Como queremos que B fique neutra após a ligação, a carga de B vai igualar a terra, que tem potencial zero.
Então, qualquer excesso de carga em B será transferido para a terra, deixando:

Passo 4

Em seguida, conectamos B e C por um fio. Novamente, as duas esferas vão ficar equipotenciais, ou seja, terão o mesmo potencial elétrico. Vamos supor que C tinha uma carga inicial .
Após a conexão, as cargas se redistribuem igualmente entre B e C:

Passo 5

Agora, temos as cargas finais nas esferas A e C:
  • A tem uma carga de
  • C tem uma carga de
Para calcular a força eletrostática entre A e C, usamos a Lei de Coulomb:
onde:
  • é a constante de Coulomb ( ²²)
  • é a distância entre as esferas
Substituindo as cargas:

Resposta

Portanto, o novo valor do módulo da força eletrostática entre as esferas A e C é:

Exercícios relacionados

Um capacitor de placas paralelas com área e distância de separação é carregado por uma diferença de potencial e, em seguida, desconectado da fonte de carga. Um material dielétrico de constante , espessura e área é inserido entre as placas. Seja a densidade de carga livre na superfície do condutor na interface com o dielétrico e a densidade de carga livre no condutor na interface com o ar. (a) Por que o campo elétrico deve ter o mesmo valor no material dielétrico e no espaço livre entre as placas? (b) Mostre que . © Mostre que a nova capacitância é e que a nova diferença de potencial é .
A lente de uma câmara com índice de refração maior do que 1,30 é revestida com um filme fino transparente de índice de refração 1,25. Quer-se eliminar por interferência a reflexão de uma luz com comprimento de onda que incide perpendicularmente à lente. Determine a menor espessura possível do filme em função de .
Três partículas carregadas estão sobre um eixo . As partículas 1 e 2 são mantidas fixas. A partícula 3 está livre para se mover, mas a força eletrostática resultante exercida sobre ela pelas partículas 1 e 2 é zero. Se , qual é o valor da razão ?
Mostre que, quando , o módulo dessa força se reduz a . (Dica: use o desenvolvimento em série , válido para . Faça todos os desenvolvimentos até pelo menos o termo .) Interprete esse resultado.