Seja e seja . Qual(is) dos seguintes pares não representa uma função.
Escolha uma ou mais:
d.

Passo 1

Vamos lá! Temos dois conjuntos: e . A pergunta é para identificar quais pares não representam uma função. Para isso, precisamos entender o que é uma função. Vamos usar a definição de função que diz que cada elemento do conjunto (domínio) deve estar relacionado a apenas um elemento do conjunto (contradomínio). Vamos verificar se o par dado atende a essa condição.

Passo 2

Olhemos o par fornecido: . Vamos analisar cada elemento de e ver se ele está mapeado para apenas um elemento em .

Passo 3

Verificando cada mapeamento:
  • está relacionado a
  • está relacionado a
  • está relacionado a
  • está relacionado a
Cada número em está mapeado para apenas um número em . Não há nenhum elemento de mapeado para múltiplos elementos em .

Passo 4

Como cada elemento de está relacionado a um único elemento de , isso representa uma função. Portanto, o par fornecido não é um exemplo de algo que não é uma função.

Resposta

O par representa uma função, ou seja, não é um par que não representa uma função.

Exercícios relacionados

A respeito da função
é correto afirmar.
Escolha uma opção:
b. O gráfico de pode ser obtido a partir do gráfico de deslocandose o gráfico de duas unidades para a direita e uma unidade para cima.
Decida se as funções são inversíveis, restringindo domínios e contra-domínios, se necessário, e explicite suas inversas.
h)
(Medicamentos para crianças) Várias fórmulas diferentes foram propostas para calcular a dosagem apropriada para uma criança em termos da dosagem para adultos. Suponha que a dose para adultos de um certo medicamento seja miligramas e seja a dose apropriada para uma criança com anos de idade. Nesse caso, de acordo com a regra de Cowinling,
enquanto, pela regra de Friend,
b) Suponha que a dose de um certo medicamento para adultos seja e plot a dose do mesmo medicamento para crianças em função da idade , de acordo com a regra de Cowling e a regra de Friend.
Decida se as funções são inversíveis, restringindo domínios e contra-domínios, se necessário, e explicite suas inversas.
e)