Seja uma variável aleatória, tal que . Determine tal que:
a.

Passo 1

Então, a gente tem uma variável aleatória que segue uma distribuição normal com média e variância (ou seja, desvio padrão ). A pergunta é: qual valor de faz com que a probabilidade de ser maior que seja igual a ? Para resolver isso, vamos usar conceitos de distribuição normal e a tabela z.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que queremos encontrar o valor de tal que . Isso significa que queremos o ponto onde a área à direita dele na curva normal é .

Passo 3

Para achar esse , vamos transformar a variável em uma variável padrão , que segue a distribuição normal padrão (média e desvio padrão ). A fórmula para essa transformação é:
onde e .

Passo 4

Queremos que . Isso é equivalente a . Agora, precisamos encontrar o valor de que deixa da área à direita.

Passo 5

Consultando a tabela da distribuição normal padrão ou usando uma calculadora, encontramos que o valor de que deixa na cauda direita é aproximadamente .

Passo 6

Agora, voltamos à fórmula da transformação para encontrar :
Multiplicando ambos os lados por :
Somando em ambos os lados:

Resposta

Exercícios relacionados

Seja uma variável aleatória, tal que . Determine:
c.
Amostras de emissões de três fornecedores são classificados com relação a satisfazer às especificações de qualidade de ar. Os resultados de 100 amostras são resumidos a seguir:
Fornecedor Obedece
Sim Não
1 22 8
2 25 5
3 30 10
Suponha que iremos sortear uma dessas amostras para a realização de exames mais detalhados. Seja A o evento que a amostra seja proveniente do fornecedor 1 e B o evento que a amostra atende às especificações.
b. Determine
Seja uma variável aleatória, tal que . Determine usando o Commander:
a.
Um fabricante de máquinas de lavar, sabendo que o tempo de vida de suas máquinas tem distribuição normal com média 2510 dias e desvio padrão 400 dias, oferece garantia de 3.5 anos.
a. Se ele produz 2000 máquinas/mês, quantas espera trocar, por mês, pelo uso da garantia?