Uma serra manual com braço radial possui massa igual a . Ela é puxada com uma força ao longo de um trilho horizontal sem atrito alinhado com o eixo Ox. A posiçõo da serra é dada em função do tempo por
(b) Qual a forca resultante para s?

Passo 1

Vamos começar entendendo o problema. Temos uma serra manual com massa de que está sendo puxada por uma força em um trilho horizontal sem atrito. A posição da serra em função do tempo é dada por:
Nosso objetivo é encontrar a força resultante no instante . Para resolver isso, vamos usar os conceitos de cinemática e a segunda lei de Newton da física.

Passo 2

Primeiro, precisamos encontrar a aceleração da serra no instante . Sabemos que a aceleração é a segunda derivada da posição em relação ao tempo. Vamos derivar a função duas vezes para encontrar a aceleração .

Passo 3

Vamos calcular a primeira derivada de para encontrar a velocidade :
Simplificando:
Agora, derivamos para encontrar a aceleração :
Observe que a aceleração é constante e igual a .

Passo 4

Com a aceleração conhecida, podemos aplicar a segunda lei de Newton, que relaciona força, massa e aceleração:
Onde:
  • é a força resultante,
  • é a massa da serra ( ),
  • é a aceleração ( ).

Passo 5

Vamos calcular a força resultante :

Resposta

A força resultante para é de .

Exercícios relacionados

Uma partícula move-se de forma que suas coordenadas da posição, em metros, em função do tempot, em segundos, são dadas por:
Determine:
© No instante s, qual o vetor aceleração?
Um jogador de futebol dar chutão numa bola que estava no solo. A bola sai com uma velocidade inicial de e fazendo um ângulo inicial de . Desprezando a resistência do ar, resolva os itens abaixo:
(d) Ache a distância entre o ponto inicial e o ponto em que a bola atinge o solo.
Um corpo A, de massa é lançado para cima da superfície da Terra no instante com a velocidade de . Um segundo depois um corpo , também de massa , é lançado de um ponto a uma altura de . Pede-se:
© Quais as velocidades dos corpos no ponto de encontro?
Descendo uma montanha em alta velocidade um esquiador perde o controle do seu equipamento e se projeta para fora da borda de um penhasco. No ponto exato da borda, sua velocidade possui módulo igual a e faz um ângulo de com a horizontal. Desprezando a resistência do ar, determine:
(a) vetor posição depois de 1,5 s;